Paris está conseguindo implantar um sistema cicloviário funcional.
NY está conseguindo implantar um sistema cicloviário funcional.
Nós estamos conseguindo implantar um sistema cicloviário?
Não precisa entender inglês ou francês para entender o porquê de lá fora ser diferente daqui.
O vídeo (que deveria estar abaixo, mas não consigo subir) foi feito antes das Olimpíadas de Paris. Olhe mesmo sem som. Olhe as imagens que passam, a cidade que se vê, a qualidade de tudo, não só do que o narrador fala sobre o sistema cicloviário. Prestem atenção nas calçadas, nos cruzamentos.
Por que deu certo em Paris e em tantas cidades lá fora?
Talvez a resposta mais contundente do porque aqui as coisas não vão para frente como deveriam está no resultado do que se prometeu para a Copa do Mundo. O que foi implantado, o que foi terminado, o que foi entregue, o que foi entregue e já está destruído? Quem se lembra?
Dá certo lá fora porque é sobre a cidade, não sobre a bicicleta pela bicicleta para a bicicleta. Repito isto sempre, mas tenho lá minhas dúvidas que as pessoas entendam.
Para começar, Paris e NY, e várias outras cidades pelo mundo, deram um grande salto na questão das bicicletas porque houve um preparo cuidadoso para tanto. Em Bogotá o prefeito anterior a Peñalosa preparou toda a população para a grande mudança que se seguiu. Não foi feito nada de novo, só seguiram bons exemplos mundo afora. Nada se cria, tudo se copia.
O que está acontecendo em Paris não surgiu do nada, não aconteceu como milagre. Mesmo antes das Velib, as bicicletas públicas, a cidade já estava recebendo melhorias para o uso das bicicletas, ou seja, faz tempo. Mudou prefeitura, mas nao se mudou a meta, o projeto.
Nós estamos tendo um preparo correto para uma nova cidade com melhor qualidade de vida para todos? Boa pergunta. Acho que não. Pipocar a cidade de prédios altos?
Não dá para fazer uma comparação porque as culturas são muito diferentes. Em Paris há muitos corredores de ônibus que também são espaços para ciclistas, como se pode ver no vídeo. Eu teria feito o mesmo na av. Paulista, mas quando dei a sugestão fui taxado de louco. Será? Todo motorista brasileiro, paulista e paulistano, é um assassino em potencial? Os números provam que não, mas o imaginário popular afirma que sim. Politicamente o que interessa é a última versão, o que só atende aos interesses contrários ao do uso da bicicleta.
Minta, minta, minta, que um dia a mentira se transformará em verdade; é um conceito criado pelos nazistas na WWII e hoje, principalmente, amplamente usado e, pior, aceito por boa parte.
Quantos km a mais melhor? Será?
Por que a qualidade de vida nas cidades brasileiras está degradando tão rapidamente? O se pode fazer para reverter a situação?
Dou a resposta sem pestanejar: melhorem a qualidade de vida dos pedestres antes de qualquer outra ação. Ciclistas somos alguns, motoristas e motociclistas somos uns tantos outros, pedestres somos todos, sem exceção. Façam a vida do pedestre fácil, confortável e agradável, que o apoio vem, a mudança ocorre.
Bom, inacreditável, este texto foi escrito em cima de um Youtube enviado pelo Eric que descreve as muitas razões porque Paris se transformou numa cidade das bicicletas. Sumiu, não consigo achar, o endereço do vídeo não existe mais. Uai?
Então vai este:
Não vai, não vai mais nada do Youtube. Espero que seja temporário.
Coloca na busca do Youtube e assiste este.
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