terça-feira, 16 de março de 2021

Saco plástico para transportar qualquer coisa numa bicicleta

Não importa se você usa mochila ou alforjes, é crucial transportar tudo em sacos plásticos, de preferência cada grupo de coisas em um saco plástico específico. Remendo, cola, espátulas e ferramentas num saco; capa de chuva e bomba noutro; casaco, camisa, máscara, óculos em outro saco, e assim por diante tudo separadinho. Exagero? Definitivamente não; precaução e das boas, seja para proteger da chuva, da poeira ou de outras situações que só vivendo para entender. Saco plástico pesa quase nada, tem em vários formatos, espessuras, resistências e cores. Todo mundo recebe compras em sacolinhas e algumas delas valem ouro para o bom ciclista; duram, duram, duram...
Recomendo o uso de saco plástico para proteger até naqueles alforjes ou mochilas que são estanques à água ou poeira. São os que você enrola a abertura para fechar. Ciclista vive em ambiente aberto e a possibilidade de ter que abrir a mochila ou alforje ao ar livre é grande, e aí o estanque vai pro brejo. Se tudo estiver devidamente nos seus sacos plásticos só vai molhar ou empoeirar o que você tem que pegar. 
Recomendo sacolinha de loja ou comércio bom, que são mais grossos e duram mais. Envelopes plásticos de compra pela internet costumam ter grande resistência, só precisa ter cuidado ao abrir quando recebeu a encomenda para não estragá-los. Prefiro cortar com tesoura porque se decolar vai ficar grudento. Já vi Renata Falzoni usando sacos plásticos de ração dos cachorros, mas tem que lavar antes não só para tirar o resíduo, mas principalmente o cheiro. São ultra resistentes, mas não dobram ou amassam facilmente, o que é chato, se não um problema. Uso estes sacos de ração só para situações muito específicas. 
Nas minhas mochilas tenho sacolinhas com quase uma década de uso. E em casa tenho mais uns tantos sacos dos bons caso tenha que lavar os de uso ou trocá-los. Ou ainda levar mais coisas que o normal. Usar sacola plástica de qualidade para colocar lixo é um crime. Aliás, sacola plástica é um crime em si. Se ainda é inevitável, pelo menos faça o melhor uso possível delas. Confesso que sou neurótico neste sentido e me orgulho. Mais, lembrando, já catei muita sacola boa jogada na rua e trouxe para casa. Sacola plástica no bueiro é "o" crime.  
Sacos de lixo e sacolas de supermercado são frágeis e duram pouco, de qualquer forma recomendo sempre ter umas 3 ou 4 dobradinhas no fundo da mochila para trazer as compras sem pegar novas sacolas, que repito são o crime ambiental. Toda vez que usá-las cheque para ver se não estão furadas ou rasgadas, o que é fácil de acontecer. E nunca leve muito peso ou compras pontiagudas que possam cortar e derrubar tudo no chão. Quem já teve suas compras espalhadas no meio do asfalto com o trânsito desviando sabe a raiva que dá e o que dói no bolso.
Vão olhar estranho para você quando começar a tirar sacolinhas dobradas da mochila. Não se importe, ache graça e explique. Simples: funciona. Simples: é inerente ao uso correto da bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário