terça-feira, 23 de março de 2021

Tirar um racha pedalando: lições para o prazer e a segurança

Milão - Sanremo é uma das prestigiadas provas pré temporada de ciclismo, algo em torno de 270 km. A chegada em Sanremo é uma longa descida em zig-zag já dentro da cidade seguida de um trecho plano. O pelotão da ponta veio todo junto descendo rápido. Num determinado momento os ciclistas, uns 20 ou 30, relaxaram um pouco, diminuindo a velocidade para se estudar, trocar ideias, entender melhor o como seria aquela chegada, colocando no tabuleiro as peças do jogo de xadrez que normalmente acontece. Aproveitando que todos estavam distraídos o ciclista da Trek Jasper Stuyven deu uma forte escapada, que demorou a ser respondida. Demorar para o ciclismo pode ser um tempo bem pequeno, mas que pode fazer toda diferença. Escapada numa descida? Sim e determinante para a vitória. 
Terminada a descida e já sendo perseguido Jasper entra num longo plano onde o pelotão tem imensa vantagem de trabalhar o vácuo, em outras palavras, ser mais rápido e pedalar com menos esforço. Visivelmente colocando todas suas forças para manter-se à frente Jasper engata mais uma marcha, perceptível até pela TV, a cadência cai, num grande esforço consegue voltar a sua cadência e seguir mais rápido, mesmo assim vai aos poucos perdendo terreno. Um holandês dá uma escapada do pelotão, consegue chegar até Jasper, que tem a inteligência de diminuir seu ritmo e entrar no vácuo do holandês, e recobrar o que lhe resta de energia. Nos 700 metros finais o pelotão se aproxima rápido, Jasper olha seguido para trás, sai do vácuo do holandês no momento exato e ganha a prova no limite do limite de suas forças. Brilhante! Cruza a linha de chegada com o pelotão enfurecido a dois metros, se tanto.

Quem já pedalou com um ciclista profissional sabe que a brincadeira é outra. A comparação está mais para a de um Chevette tentando acompanhar um Porsche Carrera Turbo. Agora, entre iguais a brincadeira de tirar racha não só pode como é divertida, e acontece com muita frequência. Mais, é divertida e dá para aprender muito sobre técnicas de ciclismo. Para quem gosta mesmo de pedalar, gosta de estudar, aprender, ter conhecimento, estas brincadeiras (rachas) ensina muito como pedalar seguro no meio do trânsito. Sempre relembrando meu amigo Clovis Anderson que me ensinou: "Ciclismo é a arte de preservar energia". Este é o segredo para a vitória, no caso do ciclista comum o caminho para evitar acidentes.

Como brincar de ciclista. Falei brincar. As dicas a seguir servem e muito para melhorar a segurança de quem só pedala em ciclovias:
  • preserve sua energia para poder usá-la no momento necessário
  • aprenda a controlar a ansiedade para preservar (muita) energia
  • acelere sua cadência (e a bicicleta) suavemente mesmo que seja numa aceleração brusca.
  • use as marchas, mantenha uma cadência suave, sem trancos na musculatura ao trocar as marchas
  • entenda corretamente a situação em que você está; olhe o entorno, avalie o que dá para fazer
  • ação correta depende da forma e em que momento agir
  • muito cedo é um erro; muito tarde dançou; acertou o tempo ganhou
  • o bom resultado sempre está em si próprio e não no que o outro é ou pode fazer
  • autorespeito, conhecer seus limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário