Mesmo que você não entenda inglês, vale a pena ver este Youtube da GCN. O resumo: os três 'guris' (para minha geração de pedal) foram até uma loja de bicicletas usadas e pegaram três MTB 26 das antigas, duas GT e uma Gary Fisher, cromo-molibidênio, V-brakes, etc... Trocaram os pneus por uns estilo 'gravel' (?) e sairam para rodar, para ver como elas se comportam em relação às suas gravel modernas - carbono, freio a disco, levinhas, muitas marchas, aquela belezura de engenharia atual.
Ainda no começo, mesmo antes de sairem para as trillhas, ou estradinhas de terra, um deles teve a roda dianteira destruída por uma senhora que manobrou o carro em cima da coitada da bicicleta mal estacionada. Que seja. Ele desentortou a roda do jeito que deu, fez uma parte do teste com o V-brake dianteiro solto, e depois trocou de roda. Ai, meu Deus, entortaram um aro dos antigos, folha simples, leves, resistentes, maravilhosos. Quase chorei.
Não precisa entender o que eles estão falando. Está na cara que durante o teste eles estão gostanto e muito das bicicletas. Em certo momento dizem que funcionam supreendentemente bem. Esperavam o que?
Eu ri muito com os comentários dos três. Como disse no começo deste texto, os 'guris' são de outra geração, não fazem ideia, ou esqueceram, o quão maravilhosas são as velhinhas, principalmente as MTB dos primeiros tempos.
Nunca pedalei numa destas novas gravel, que devem ser divinas. Mas nunca canso de pedalar as velhinhas, que sempre são surpreendentes. Saudosismo? Não, mas não mesmo. Contei num texto recente que dei uma rápida pedalada numa Konna 26, das ultimas ainda 26, toda Deore, de babar. Tenho uma KHS de..., de..., de... creio que 2005, 27 marchas, cromo, clássica. Mágica, uma poesia, só no pedal para entender.
Enfim, não vou ficar babando aqui minhas paixões. Só deixo o recado: se você é da nova geração, os guris ou mais novos, e só pedalou uma maravilha qualquer da tecnologia moderna, quando tiver a oportunidade de pedalar uma MTB original dos anos 90, aproveite. Se for do começo dos anos 90, melhor ainda. Vai se surpreender. Os garotos do GCN se surpreenderam, adoraram.
