quinta-feira, 20 de março de 2025

Normas ABNT

Rádio Eldorado FM
Vencer Limites, Luiz Alexandre Souza Ventura


Espero que as normas criadas pela ABNT funcionem de fato para melhorar a vida de pessoas com necessidades especiais. No caso das bicicletas acabou não funcionando tão bem, e a razão é simples: detalhismo sem fim e falta de fiscalização.

A lei brasileira obriga um detalhamento que torna qualquer norma nada prática ou, pior, irreal, pelo menos este foi o problema para o setor da bicicleta e provavelmente deve acontecer o mesmo com outros setores.

A saber, quando foi aprovado a normalização para o setor de bicicletas as concessionárias de rodovias do interior de São Paulo, que tinham e segue tendo dados precisos sobre acidentes, afirmavam que uns 35% das mortes de ciclistas em rodovias eram resultado de falha mecânica da bicicleta. Absurdo.
Como venho a um bom tempo acompanhando pessoas com necessidades especiais, a maioria idosas, sei que há muito problema de qualidade no que usam e necessitam. Sinceramente espero que as normas ABNT para eles funcione. A saber, em 2007 ouvi de um funcionário da Prefeitura que lidava com este público, que São Paulo tinha algo em torno de 500 deficientes que sequer conseguiam sair de casa. Na época se estimava um público total de aproximadamente 15% da população paulistana, e brasileira. 

Mesmo com a aprovação das normas de qualidade ABNT, no caso da bicicleta demorou para mudar e mudou por outras razões que não só pela criação da norma. A fiscalização é praticamente nula, o nível de detalhamento irracional, repito. O sério problema da baixa qualidade não foi todo resolvido.

Sem fiscalização eficiente, esquece. Como tudo, as normas vão ser cumpridas quando der, se forem. Tem norma que cola e tem norma que não cola, este é o Brasil.


Em Werneck, Rio de Janeiro, conheci um mecânico de bicicletas que fazia absolutamente tudo sem os dois braços. Ver ele montando uma roda, trabalho complexo, simplesmente mudou minha vida.

Hoje não tenho dúvida que este pessoal com necessidades especiais sobrevive como super heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário