quarta-feira, 7 de junho de 2023

Velosolex e os motores 2T para bicicletas

Não faço ideia de quem era, eu era muito pequeno, não tinha idade para saber, mas talvez seja minha primeira lembrança sobre o sentimento de inveja. O bairro era muito silencioso e dava para ouvir ele vindo lá de cima, lá da avenida, descendo a rua com o motor acelerando, gritando um som cada vez mais agudo. Eu disparava para o portão ou para a calçada e ofegante ainda conseguia ver a bicicleta motorizada fazendo a curva aberta da esquina para desaparecer deixando seu som fino, agudo, e seu cheiro típico, que só muito depois descobri que era de um 2 tempos. Talvez tenha sido minha primeira tentação na vida pela velocidade.

Quando voltaram a rodar pelas ruas as primeiras bicicletas motorizadas como aquela de minha infância confesso que tive que me controlar para não comprar um kit. Tanto o mesmo som fino e agudo que quase dói no ouvido e o cheiro único, forte, da queima da mistura de óleo com gasolina são mais que uma forte lembrança, são uma tentação obscena nestes tempos desesperados de proteção ambiental. Ok, não vou comprar um kit, mas se um dia me emprestarem uma para saber o que é eu vou adorar. Mato a vontade da infância e vou confirmar minha certeza estabelecida pela maturidade que não deixa dúvida que os 2T, ou dois tempos, já deveriam ter sido sumariamente proibidos no mundo todo. A verdade é que estes kits de motores 2T são por diversas razões, não só as ambientais, um absurdo completo.

Minha realização de pré adolescente se deu ao rodar com uma Puch, uma ciclo motor com pedais muito bem feita, muito gostosa de 'pilotar', muitíssimo menos barulhenta e fedorenta que aquela que descia a rua, desejo de minha infância. Era vermelha, tudo funcionava direito, inclusive farol e lanterna, dava para levar para passear minha paquera, esta sim descobri cedo que era uma besta e dispensei. Fiquei eu e a Puch. Muito anos depois rodei com um Mobilete, ainda a 100% francesa, tão boa quanto a Puch. Como veículos para curtas distâncias são divinas, praticamente perfeitas.

Anos mais tarde tive a oportunidade de experimentar e ficar fascinado pela Velosolex, uma bicicleta feminina com um motor silencioso, macio, muito bem calibrado, sem fumaça, acionando a roda dianteira. Espero que um dia vocês tenham a possibilidade de testar uma. Vão adorar. Diferente destas bicicletas elétricas que despejam a força o motor no tranco, o que demanda alguma prática para se acostumar, a Velosolex é um doce. Silenciosa, o barulho do motor é baixo, não incomoda. Mesmo com o peso concentrado na roda dianteira ela é muito equilibrada, suave.  

Estes ciclomotores a combustão 2T não desapareceram por completo porque ainda são vistas na Itália, por exemplo, e devem ser vistas e vendidas em outras partes do mundo. Muito baratas, de manutenção muito simples, mas altamente poluentes, prestam serviço a vasta população que não tem outra opção. Não sei quantas ainda rodam mundo afora, mas se a elas for adicionado as scooters 2T, o número deve ser absurdo, se não for o tipo de veículo mais usado no planeta deve estar próximo. 
Eu ainda não testei uma destas novíssimas bicicletas elétricas com motor central e sensores para evitar trancos ou despejo de potência muito rapidamente. Dizem que são uma delícia, talvez sejam tão suaves e agradáveis como era a Puch, a Mobilete e principalmente a Velosolex. Bom, para o bem da verdade, só andei uma vez na Velosolex faz muito tempo e minha lembrança está um pouco envolta no imaginário, mas pelo que converso com colecionadores 'suavidade' é o que a define. 
A verdade é que motores 2T tem que desaparecer definitivamente. Mesmo quem gosta concorda que se tornou um absurdo. 

Terminando, queria muito descobrir a história da fabricação destes motores 2T para bicicletas, mas não encontro. 





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