quinta-feira, 15 de abril de 2021

Pedalar na contramão diminuindo os riscos

Como escrevi no blog A escola, a bicicleta e a vida, pedalar na contramão é uma das situações mais perigosas que um ciclista pode ter, na verdade a segunda mais mortal. A primeira é impacto pela lateral que muitas vezes acontece exatamente porque o ciclista está pedalando na contramão e o motorista não o vê. 
Nossas cidades foram preparadas quase que exclusivamente para o automóvel. Como boa parte do desenho urbano que temos no Brasil é irregular, não quadriculado, é muito comum o ciclista, por razões óbvias, procurar encurtar caminho ou evitar subidas, optando por pedalar na contramão, o que infelizmente está se tornando cada dia mais normal. 
Por isto dou a contra gosto dicas de como pedalar na contramão diminuindo riscos.
Dica número zero é NÃO PEDALE NA CONTRAMÃO. O resto é "vai fazer besteira, faz bem feito, não se machuque!"
  • Lembre-se que você é invisível. Normalmente pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas estão olhando e concentrados no que vem na mão de direção, não num ciclista que vem do sentido contrário.
  • Sinalizar pouco vale na contramão porque a atenção dos outros está voltada para o outro lado 
  • Mesmo o mais habilidoso dos ciclistas não tem reflexo e capacidade de reagir para evitar uma colisão frontal ou o atropelamento de pedestres. Pedalar não é filme de ação ou vídeo game, é realidade.
  • O segredo de evitar um acidente é antecipar a situação, ou seja, ver à distância as alternativas de fuga ou parada para ter tempo de reagir. Vale para qualquer situação, conduzindo qualquer veículo, inclusive bicicleta 
  • Na contramão é o ciclista que tem que ver primeiro, portanto diminua a velocidade e redobre a atenção.
  • Calçada não é segura porque o ciclista só vê o carro saindo da garagem, por exemplo, quando está muito em cima ou já bateu. O mesmo para saída de pedestres.
  • Pedalando na rua olhe por onde os carros passam para ver onde é mais seguro. Por diversas razões os motoristas posicionam o trajeto mais a direita ou esquerda.
  • Todo motorista abre a curva, portanto numa rua sem movimento chegue na esquina devagar e pelo lado de dentro, de preferência
  • Pedale sempre antevendo um plano de fuga para poder ter tempo de desviar. 
  • Nunca pedale na contramão em ruas ou avenidas muito movimentadas e estreitas. 
  • Acidentes acontecem com frequência onde o condutor acredita que está tranquilo. 
  • Respeite o pedestre: ele não vê ciclista vinda na contramão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário