sexta-feira, 23 de abril de 2021

Bicicleta roubada dentro da garagem

Mais uma vez ouço a mesma história: "Roubaram as bicicletas minha e de meu filho de dentro da garagem. Meteram um pé de cabra, entortaram o portão de ferro e levaram as duas. O vizinho tem câmera de segurança. Eu vi tudo". Simplesmente não adianta tentar avisar, falar, contar histórias acontecidas, não adianta fazer nada, o pessoal acha que bicicleta atrás de portão está segura. Definitivamente não está. Está tão segura quanto amarrar cachorro com linguiça.
Pode até ser da própria família, simplesmente ouve por um ouvido e sai pelo outro. Meu genro, cara muito simpático, tinha uma Giant 1992 toda com Deore XT, toda original, perfeita, divina, uma poesia. Avisei inúmeras vezes que deixar a bicicleta na garagem era roubo certo. Confesso que não faço ideia como conseguiram entortar aquele portão de ferro reforçado, mas conseguiram e levaram só a bicicleta dele. Carta marcada.
Desta vez foram as bicicletas do segurança da rua. Depois que ele contou seu "causo" com voz choramingosa eu apontei para um edifício que tem aqui perto e contei a história do roubo de duas bicicletas de amigas. O detalhe é que o edifício em questão tem um dos melhores sistemas de segurança da cidade, com inúmeros seguranças externos e internos, com câmeras por tudo quanto é canto, etc e tal. Ninguém viu, ninguém sabe... "E as câmeras?" foi feita a pergunta. "As do bicicletário estão em manutenção..." Não? Jura! O curioso é que quando a coisa esquentou as bicicletas milagrosamente reapareceram sem as rodas, que prontamente pagas pelo condomínio. Pelo menos isto, mas em garagem de casa de rua não tem nem este babado.

Roubo de bicicleta em garagem e até em bicicletário de condomínio é muito mais comum que se possa imaginar, portanto nunca deixe a bicicleta destrancada, mesmo quando há um sofisticado sistema de segurança, que a bem da verdade vira e mexe não serve para nada. Se a bicicleta é cara, portanto tem peças caras, não deixe no bicicletário porque uma hora vai desaparecer algo; ou tudo. E se achar que tudo bem deixar trancada, que não seja uma tranca qualquer, que seja uma TRANCA! com letras maiúsculas. Na garagem? Com TRANCA! e de preferencia ou escondida ou coberta. De novo; na garagem... se a bicicleta for cara nunca na garagem; guarda dentro de casa.
       
Morávamos num bairro muito tranquilo, seguro, destes de deixar portão para rua aberto o dia todo. Falo de 1960 ou por aí. A garagem ficava no fundo da casa, próxima da porta da cozinha. A cozinha tinha um grande vitro que dava para a entrada da garagem. A garagem era fechada com um destes portões de ferro que correm e enrolam em cima, fazem uma barulheira quando abertos. Estávamos almoçando na sala de jantar, de onde se ouvia com perfeição quem passasse lá fora. Mesmo assim alguém abriu o portão de enrolar da garagem sem que percebêssemos e  levou duas bicicletas, a minha e de minha irmã. Nossa infância ciclística acabou ali. Triste, muito triste. 

Tem certeza que sua bicicleta está segura na garagem?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário