Pedalar na chuva ou com piso molhado demanda uma técnica diferente. Mais que o cuidado, o importante são os detalhes.
Não preciso dizer que o número de ciclistas pedalando na chuva é menor que no seco, mas tem aumentado muito. Creio que sei a razão para este aumento: com a menor chuva o trânsito piora muito e as viagens são intermináveis, mas para o ciclista o tempo de viagem continua praticamente o mesmo. Se não tiver vento forte dá para chegar praticamente seco, basta pedalar com calma, devagar, e estar com a capa correta. Não acredita? Será que todo europeu, nas cidades onde chove muito, chega encharcado no trabalho? Não, não chega. Dá para pedalar na chuva, basta fazer direito. E é divertido, lava a alma.
Técnicas de pedal no molhado:
- começou a chover ou a molhar encosta bem de leve os dedos nos freios e continua pedalando para uniformizar a frenagem. Os primeiros metros no molhado são os mais perigosos porque é muito fácil travar as rodas. Encostando os dedos nos freios o aro molha por igual, limpa as gorduras e sujeiras, o que diminui a possibilidade de travamento. Aliás, esta operação deixa a frenagem muito mais suave, o que é ótimo no molhado.
- seja suave no freio e nas mudanças de direção
- prenda bem o capuz da capa na cabeça para não atrapalhar sua visão
- sinalize muito bem e com antecedência suas intenções, mudanças de direção ou frenagem. Faça isto para os motoristas, motociclistas e ciclistas
- com chuva a visibilidade de todos, em especial a dos motoristas e motociclistas, diminui muito. Os espelhos laterais ficam menos visíveis. Guarde mais distância dos outros e tome mais cuidado em as reações. Um segredo é olhar para roda dianteira dos carros e motos para saber onde eles vão
- os pedais escorregam mais, o chão também. Parece bobagem, mas não é. Pedale com suavidade, acelere devagar, suba colocando força nos pedais aos poucos.
- cuidado para não cobrir o back light ou farol com a capa, o que é frequente.
- evite passar sobre tampas metálicas e tome cuidado com pintura de solo. Algumas pinturas vermelhas de ciclovias são muito escorregadias.
Sobre aderência e pneus:
- pneu com biscoitos é projetado para uso na terra. Para uso urbano, no asfalto, não garante aderência como a maioria pensa. Pode até diminuir a aderência, dependendo o desenho dos biscoitos e borracha. Biscoito no asfalto só faz a bicicleta ficar mais lenta e jogar água para cima.
- um bom pneu urbano é praticamente liso e tem um discreto desenho em recortes que desviam a água para os lados, melhorando a aderência
- qualidade da borracha do pneu é que faz a diferença na aderência. Mais, borracha de qualidade roda melhor e fura menos
Jamais se esqueça: Ciclismo (o bom ciclismo) é a arte da suavidade. No molhado mais suavidade ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário