Patrícia, uma bela descendente de libaneses, com seus 1,70m, tem pelo menos uns dois centímetros a mais de perna do que eu. Um dia fiquei do lado da bicicleta dela e assustei com a altura do selim. Pernas longas é comum entre mulheres altas; assim como pernas e braços curtos em orientais. Definitivamente não somos todos idênticos.
A história de Álvaro é interessante como lembrete que regras são boas para orientação, mas não são a verdade definitiva. Para alguém com 1,80m ‘provavelmente’ a bicicleta, mountain bike ou híbrida, deveria ser tamanho 20; e no caso das de estrada ‘provavelmente’ 57. Álvaro “brigou” com praticamente todas as bicicletarias que quiseram seguir a risca a tabelinha de tamanhos dos fabricantes e sites. Acabou comprando uma XL que casou perfeitamente com seu corpo. Agora está à procura de uma bicicleta de estrada na qual se sinta bem.
Na Escola de Bicicleta temos consciência e respeito pelas diferenças. Sabemos que, para tudo há uma regra geral, um norte, mas que é crucial ficar atento às diferenças. Diferenças reais, não psicológicas. Um oriental (fato real) que tem 1,65m que usa uma mountain bike tamanho 22 e se recusa a testar ou mesmo ouvir que o melhor seria uma tamanho 17 é puro problema psicológico. Um dia o corpo vai cobrar a teimosia.
Nossa tabela e nossas recomendações: http://escoladebicicleta.com.br/medidaseuso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário