O que vocês veem na foto são dois selins que foram vendidos pela Decathlon no Brasil. Um, o mais velho e bem gasto, era importado; o segundo, o mais novinho, é Made in Brazil com selo IMETRO e tudo mais. Fora a aparência do velhinho importado que já rodou e apanhou um bocado o selim está ótimo, pronto para durar mais um tempão. O nacional já teve que ser colado porque o acolchoado estava se desprendendo na ponta depois de alguns meses de uso. Fosse um problema só com este selim paciência, acontece, mas não é, definitivamente não é.
Não faço ideia de como é a qualidade do trabalho do pessoal que atua no IMETRO, então não vou julgar, mas sei que um produto ter selo IMETRO significa muito pouco sobre sua qualidade, durabilidade, seriedade.
Ninguém duvida que os governos tenham uma capacidade bastante duvidosa, para dizer o mínimo, de fiscalizar, controlar e punir quem comete deslizes, erros ou ilegalidades. Mal consegue controlar a qualidade da gasolina, do diesel, da fumaça, que são problemas seríssimos, imagine só inspecionar selins ou qualquer coisa que se relacione a bicicletas. Lembrando que "Bicicleta é coisa de pobre" diz o velho e corrente dito popular.
Tive que trocar o garfo rígido desta bicicleta que está com o selim mais novo. A gancheira do lado do freio a disco "mudou de forma". Como tive que alinhar este mesmo garfo porque veio de fábrica desalinhado, fato comum nos garfos e quadros com selo IMETRO, sei que o alumínio usado é meio mole, por assim dizer, e não estou nem um pouco afins de comprar um asfalto por ruptura da gancheira.
Comprei um garfo novinho, bonitinho, bem pintadinho, de uma marca conhecida, que vende bem, até respeitada no mercado. Quando fui ajustar o freio a disco vi que a base do suporte da pinça não estava perfeitamente alinhada, paralela, com o disco. Óbvio que veio com selo IMETRO. Tira a pinça, passa a lima, monta roda, compara, tira roda, passa lima, monta roda, compara e assim vai até ficar alinhada. Ficou, mas aí tive que limar os parafusos para não raspar no disco. Tudo ajustado, saio para a rua, solto a mão do guidão e a bicicleta puxa legal para a direita. Toca alinhar o garfo, o que deveria ter sido na linha de produção. O selo IMETRO estava bem coladinho, selo de garantia de qualidade!
Só selim e garfo? Quem disse? Tudo tem, ou deve, sei lá, que receber o selo IMETRO para confirmar sua qualidade. Você já comprou balde de plástico?
Não faço ideia de quantos ciclistas sofrem acidentes atualmente por falha mecânica da bicicleta, mas faz uma década as concessionárias de rodovias do interior paulista tinham planilhas que davam 35% como causa de fatalidades. Como será hoje? Quem controla? Quem tem estes dados? Qual a diferença o selo IMETRO faz?
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