Indo para Sorocaba com a bicicleta de estrada sofri 5 furos seguidos depois que começou a chover. Furar o pneu depois que a chuva começa e traz para o acostamento todas pequenas sujeiras do asfalto, principalmente fiapos de pneus de caminhão, é comum, mas 5 furos seguidos é muita falta de sorte. Ou não. Como sempre no primeiro furo desmontei o pneu, passei os dedos por dentro dele para ver se o objeto cortante ainda estava lá, olhei por fora, na banda de rodagem e nada. Troquei de câmara, montei, pedalei mais uns 15 ou 20 km e furado de novo. Repeti todo processo com mais cuidado, montei, enchi e sai e mais uns tantos km e furo. Ai repeti todo o processo com calma, olhando cortezinho por cortezinho na banda de rodagem e não vi nada. E de novo, e de novo furo, o último no pedágio da Castelinho, onde finalmente o microscópico fiapo de arame apareceu. Foi um custo tirá-lo. A partir dali aprendi o valor de uma boa pinça, que não hora eu não tinha em mãos.
A situação repetiu-se. Já no primeiro micro furo, que fazia com que o pneu perdesse pressão em dois ou três dias, procurei um arame ou ponta de vidro bem pequenino e nada. Furou a segunda vez usei uma lupa e não vi nada. Agora o terceiro furo. Desta vez escovei a banda de rodagem e forcei a borracha para abrir cortezinho por cortezinho e tive sorte, achei.
As últimas foto mostram de onde veio o micro pedaço de arame: da troca de cabo que fiz uns dias atrás. E o tamanho dele.
Já me aconteceu com fiapos maiores. Entram em diagonal no pneu e ficam dentro da banda de rodagem e só furam o pneu dependendo de onde ele passou, uma irregularidade ou buraco imagino eu.
A foto mostra uma pequena laceração que fiz com um estilete para aparecer a ponta do arame, que estava praticamente invisível, tanto que por dentro do pneu passando o dedo e olhando era imperceptível.
O que se pode fazer? O correto mesmo é em qualquer caso de furo buscar o objeto cortante abrindo com os dedos todos os cortes da banda de rodagem, até mesmo os bem pequenos. É um saco, mas é a única forma de evitar uma situação destas. Um furo atrás do outro ninguém merece.
Este é o remendo que coloquei no primeiro furo, o que demorava dois ou três dias para murchar. É um destes remendos secos, que não precisam de cola, e eu não recomendo. Sempre dão problema. Se quiser usar para ser rápido no meio do passeio ou estrada lembre-se de não colocar muita pressão ou vai descolar. De qualquer forma é preferível não usar. Opte sempre por um bom remendo com cola, de preferência os que já vem na forma correta para colar, não a manta que tem que ser cortada e colada.
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