sexta-feira, 24 de julho de 2020

Um não tão novo Metal Matrix, mas mais duro de cortar


Fui eu que trouxe para o Brasil a primeira Specialized M2 no começo de 1991. A bicicleta tinha acabado de ser lançada nos Estados Unidos e Luiz Dranger, que junto com seu irmão Beto tinham trazido e eram os representantes da marca aqui, pediu uma para a fábrica, que a enviou para Miami, onde eu estava. Depois de montada numa bicicletaria sai para andar e lembro que foi um espanto, uma experiência desconcertante. Nunca tinha pedalado numa bicicleta tão agradável, tão leve, que rodava tão fácil como aquela M2 preta. Para se ter ideia no meio de uma pedalada mais distante parei, peguei a bicicleta com raro carinho e fiquei olhando para ela para entender o que estava acontecendo, porque ela era tão absurdamente melhor que todas as outras que tinha testado. Um dos segredos estava justamente no seu nome: M2. Só quando cheguei no Brasil é que fui saber que M2 é para "metal matrix", ou seja, a mistura de metais, no caso de alumínio com partículas cerâmicas do qual era fabricado seu quadro. A composição química destas primeiras M2 da Specialized foi modificada uns dois anos depois porque o custo de produção dos quadros era muito alto em decorrência a dureza do material. As ferramentas de corte duravam pouquíssimo.

O link acima da ZME Science traz um artigo sobre a invenção do primeiro material que não se pode cortar; e a partir do qual provavelmente se vai conseguir fabricar lockers, travas, muito mais seguras. Lendo o artigo me lembrei da história da mágica M2 de 1990.

Ladrões profissionais conseguem abrir ou quebrar praticamente todos lockers disponíveis do mercado. Sei que existem uns pouquíssimos que são dificílimos de serem cortados, dois da Alemanha e um americano, todos muito caros. Tenho curiosidade em ver um alemão que feito de várias camadas de tecidos metálicos e de fibra de carbono, que parece ser a papa fina máxima. 
Como tudo indica que os roubos não vão parar, seria ótimo que conseguissem colocar no mercado travas realmente seguras e com preço acessível, que não sei se será o caso deste material no futuro. E que não quebre quando congelado, técnica usada para abrir os mais duros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário