segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ser visível para o motorista

Quanto mais visível no trânsito for o ciclista maior sua segurança.
 
Qual é a cor que dá melhor visibilidade? Rosa choque é insuperável, muito mais visível que amarelo florescente ou qualquer outra cor muito chamativa. Branco? Confunde-se com a paisagem, mas sem dúvida é bem melhor que uma cor escura. 
"Visto qualquer coisa ... tenho minhas luzes e sinalizadores..." Pode ser, mas...

Qualquer documento sobre segurança no trânsito para ciclistas recomenda que se use roupas com cores chamativas para ficar visível, mas pouquíssimos são os que prestam atenção no que vão vestir para pedalar. Para piorar a moda atual está focada em cores escuras, mornas, em estampas imitando natureza, geométricas ou camuflagens. Invisibilidade completa. Pelo menos sai com um laranja, um amarelo, branquinho, algo que seja visível no meio da confusão visual urbana, mas quem presta atenção nisto?
Quanto maior a área chamativa, mais visível. Costas mais manga de camisa de preferência. Shorts, bermuda ou calça ficam abaixo da linha do para-brisa e dos vidros, portanto são menos visíveis. Se usar mochila use uma gritante, com refletor ou com luz ou sinalizador preso para a noite.
Sobre sinalizador ou lanterna, ontem pedalei atrás de um ciclista com um bom sinalizador vermelho no capacete, mas estava usando mochila e pedalava de cabeça baixa, o que escondia a boa luz vermelha. Ele vestia cinza, não tinha um refletor na bicicleta e estava completamente invisível. É situação comum ver ciclistas com luzes, sinalizadores ou lanternas mal posicionadas acreditando que estão visíveis quando não estão. 

Um monte de ciclista tem usado o sinalizador durante o dia, o que dependendo do sinalizador faz pouca ou nenhuma diferença. Praticamente todos sinalizadores e ou lanternas vermelhas só são visíveis de dia quando o veículo motorizado já está muito perto. O erro de avaliação que este pessoal que pedala com luzes ligadas durante o dia faz é simples de explicar. Quando um ciclista pedala atrás do outro vê a luz do ciclista da frente acesa e ou piscando, e isto os leva a supor que o mesmo acontece com motoristas e motociclistas. Normalmente a diferença de velocidade entre dois ciclistas é baixa o que dá tempo para o olho perceber a luz que vai a frente, mesmo que seja fraca. Não funciona assim com a aproximação de um veículo motorizado por que a diferença de velocidades é muito maior e o tempo de assimilação da luz do ciclista muito menor. Só conheço um sinalizador traseiro que realmente é visível durante o dia, até num meio dia de sol forte, pelo menos enquanto está com plena carga de bateria, mas aí o problema passa a ser outro porque o sinalizador emite uma luz tão forte, mas tão forte, que atrapalha a visibilidade dos outros, o que acaba se tornando fator de risco inclusive para o ciclista que tem em sua bicicleta o sinalizador.

Capacete pode ajudar um pouco porque é a parte mais alta do ciclista e fica mais visível entre os carros, mas, de novo, só vai funcionar se for de cor chamativa. Hoje tem os laranjas, os mais visíveis. Pelo menos a noite ter refletor e sinalizador no capacete ajuda muito. Não precisa segar o pessoal que vem atrás ou na frente. Cegar nunca funciona, sempre é um fator de risco.

O mais importante é ser visível pelo lado e por trás. A maioria dos acidentes graves acontecem por impacto lateral, em número bem menor pela traseira. Impacto frontal é raro, mas desperta mais atenção dos ciclistas, um erro crasso.

Outra questão é a altura do ciclista. Vivemos numa sociedade de carros altos, principalmente os SUVs. Mesmo um ciclista de 1,80 m fica invisível atrás de um SUV. Ciclistas de menos de 1,70 m são bem menos visíveis no trânsito e deveriam tomar mais cuidado com o que vestem, saindo sempre com cores fortes, visíveis. Escrevo este artigo porque estou cansado de ver pais pedalando com filhos pequenos invisíveis, o que é um perigo sem tamanho mesmo numa ciclovia.

A maioria dos acidentes, não só com ciclistas, ocorre no por do sol, nas primeiras horas da noite e um pouco antes do amanhecer. Luzes e sinalizadores funcionam bem, mas é um erro não ter refletores dianteiro, traseiro, de rodas e pedais. Não precisam de bateria, não quebram, não desligam do nada... E vestir roupas chamativas.

O que a ciência tem a dizer? Qualquer veículo mal conduzido é perigoso. É importante ser visto, mas infinitamente mais importante conduzir com cuidado, sem cometer erros.

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