Este link é uma ótima lição sobre como pedalar uma bicicleta de estrada. Olhe a cadência dos ciclistas, num giro que deve estar por volta de 90 giros. O câmbio é usado constantemente de forma a manter a cadência o mais constante possível. Não se usa a força bruta das pernas, mas o giro. Preserva-se o máximo a energia. Nas subidas eles buscam manter o giro e só pedalam em pé quando precisam atacar (outro ciclista) ou querem mudar o uso da musculatura, mas o ideal é tentar manter a cadência girando bem os pedais. Tirando uns pouquíssimos trechos de montanhas, com uma inclinação duríssima para profissionais e praticamente impossível para amadores, nunca se vê um ciclista profissional pedalando com uma marcha dura, ou seja, numa cadência baixa, o que é um crime para as pernas e articulações.
A posição da mão deles segurando o guidão, sobre os manetes de freio, de forma a manter o peito aberto para aumentar a capacidade de respiração.
E, mais importante, veja como levam a bicicleta com muita suavidade. Qualquer movimento brusco de aceleração, mudança de direção ou desaceleração é perda de energia.
Aprende-se muito olhando os principais ciclistas profissionais.
Aprende-se muito olhando os principais ciclistas profissionais.
Ciclismo é a arte da suavidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário