Mercado mundial:
- China produz 81% das bicicletas, Índia 10% e
Brasil 6%
- China: 71 milhões bicicletas
- número oficial da produção mundial (aproximadamente)
85 milhões
- 6 milhões de bicicleta vendidas
- 4,5 milhões da produção industrial
- 1,5 milhão de bicicletas montadas
- Caloi, Houston fabricantes grandes
- 20 fabricantes de porte médio
- 100 fabricantes pequenos
- (mais de 150 marcas de bicicleta brasileiras
segundo outra fonte)
- muitos fabricantes não montam – a montagem é
realizada na bicicletaria
- Zona Franca de Manaus tem 16% da produção
nacional
Brasil; total de impostos:
- bicicletas – 40,5%
- automóveis – 32%, sendo que nestes últimos anos foi zerado o IPI, portanto o imposto foi menor
Na apresentação foi feita a comunicação de que a apresentação completa feita por Ana Lia, Diretora Executiva da ABRADIBI, será disponibilizada em breve no site deles: http://www.abradibi.com.br/
Rápido comentário:
Pontos para a construção de uma política nacional para bicicleta apresentados pela ABRACICLO. Ana Lia de Castro à direita e Mona Dorf, que fez a abertura e mediou o debate, à esquerda |
A bicicleta tem
ficado cada dia mais cara no Brasil principalmente por conta do aumento dos
impostos. Brasil não tem uma política pública para o setor da bicicleta e as
medidas tomadas, de maneira irresponsável, pelo Governo Federal nas
administrações Lula e principalmente Dilma no sentido do protecionismo da (no
mínimo) precária indústria brasileira mais parece uma forma de fomentar a venda
de motocicleta do que estímulo ao uso da bicicleta.
ABRADIBI
principalmente, mas junto com outras entidades, tem trabalhado muito para
tentar corrigir a série de distorções que o setor da bicicleta vive no Brasil.
Para o consumidor da
bicicleta o que temos hoje é um desastre, uma completa falta de respeito, principalmente
para o usuário de bicicletas básicas.
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