Faz um bom tempo que
venho achando que estou ficando velho para valer por que tenho errado com certa
frequência a subida do asfalto para a calçada. No movimento de subir a guia uso
o freio dianteiro para evitar qualquer tranco na roda traseira. Subida perfeita
é aquela que você não ouve qualquer ruído da bicicleta.
Hoje percebi que minha
suposta velhice (mania de velho) não tem nada a ver com os pequenos erros. O
freio dianteiro estava com seu curso normal atrapalhado por um pequeno detalhe:
a borracha de vedação do cabo. Acionando o manete a sensação que se tinha era
que num ponto a sapata tinha encostado no aro, mas na realidade era a borracha
de vedação do cabo que estava limitando o manete. Com um pouco mais de pressão
a borracha sedia e só então o freio era de fato acionado, uma pequena diferença
que fazia com que a roda traseira sempre batesse suavemente na aterrisagem.
com freio solto |
acionando o manete até a borracha de vedação limitar o curso |
um pouco mais de força no manete e finalmente a sapata encostou no aro |
Estas borrachas de
vedação são muito importantes em situações extremas. Numa condição de uso
urbano podem ser dispensadas caso causem algum problema. É muito mais
importante ter uma perfeita modulação do freio. Acione seu manete e sinta o deslizar
do cabo até que as sapatas toquem no aro. Se não for uma ação completamente
macia, sem interferências, procure a razão.
deformação clara do apoio de terminal de conduite |
não pode haver uma folga tão grande entre as peças |
Quando estava
retirando a borracha de vedação do cabo descobri que o apoio do terminal do
conduite do cabo de freio estava deformado, mais aberto do que o normal, o que
poderia ter causado situação muito perigosa. Se numa freada mais forte o terminal
do conduite vazar do apoio o freio simplesmente para de funcionar. Quem já teve
a experiência de perder o freio inesperadamente sabe que não é nada agradável.
Fica aqui a
recomendação para checar todo o sistema de freio, incluindo ai um olhar
especial no apoio de terminal de conduite dos freios de sua bicicleta.
Importantíssimo!
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