Mensagem: Meu selim não para no lugar. Por mais que aperte desce. Colocar um calço funciona?
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W
boa tarde
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boa tarde
As duas razões mais comuns para o
canote de selim não parar, mesmo com o grampo de canote de selim bem apertado, são
o uso de um canote de selim com medida (diâmetro) menor do que o correto; ou,
pior, bicicleta fabricada com material de baixa qualidade que não segura o
aperto.
Bicicletas de qualidade padrão
internacional costumam ter o tubo de selim torneado por dentro em uma medida
padrão que se encaixa perfeitamente com alguma medida disponível de canote de
selim. Nestas bicicletas o tubo de selim costuma ser em material de boa elasticidade
e para manter constante o diâmetro na área do grampo de canote, mesmo depois do
aperta e solta. O grampo, onde está a blocagem ou parafuso, normalmente é em
alumínio, de encaixe perfeito no tubo de selim, o que faz com que o encosto do
tubo de selim no canote seja completo e perfeito na área do grampo. A
tolerância deste sistema provavelmente não passa de um ou dois décimos (quando
muito). Mesmo quando o canote está solto praticamente não há jogo. Solte o grampo de canote, chacoalhe o canote para ver se há jogo. Se for grande, vá a uma boa bicicletaria e troque o canote por um na medida certa. Se não houver jogo... que tal uma gota de óleo na blocagem?
Bicicletas de baixa qualidade no
Brasil, as bem baratinhas, custam o que custam por que a qualidade do material
empregado é bem baixa e a imprecisão alta. É fácil identificar uma pelo
diâmetro do canote de selim, normalmente um tubinho fino duvidosamente cromado.
O grampo de selim desta 1,99 costuma ser em aço estampado, o que sempre gera pontas.
Como o tubo de selim também é em aço mole quando se dá aperto no grampo o
canote de selim acaba mordido pelas pontas. Dai ser comum canote torto para
trás. Ou é difícil de subir e descer o selim. Este é um problema comum à baixa
qualidade.
Outro problema é que nestas bicicletas brasileiras de 1,99 o grau de imprecisão é muito alto e é comum que com o grampo completamente apertado o canote de selim não pare. Desce mesmo. Colocar um calço funciona nestes casos? Pode ser, mas uma bicicleta que é tão ruim que precisa de calço não merece ser pedalada. Provavelmente os problemas dela não param por ai. Provavelmente é perigosa, vai machucar.
Acontece o mesmo com bicicletas
baratinhas vendidas no mercado internacional? Não! Nem pensar. As bicicletas do
mesmo valor das brasileiras vendidas em supermercados e magazines dos Estados
Unidos são pesadas, funcionam e duram. Se apresentarem um problema destes o fabricante
estará fodido – literalmente!Outro problema é que nestas bicicletas brasileiras de 1,99 o grau de imprecisão é muito alto e é comum que com o grampo completamente apertado o canote de selim não pare. Desce mesmo. Colocar um calço funciona nestes casos? Pode ser, mas uma bicicleta que é tão ruim que precisa de calço não merece ser pedalada. Provavelmente os problemas dela não param por ai. Provavelmente é perigosa, vai machucar.
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