Nome: H
Cidade: Curitiba
Mensagem: Qual posicionamento da Escola da Bicicleta quanto às bicicletas elétricas?
-----------------------------------------------------------------
HCidade: Curitiba
Mensagem: Qual posicionamento da Escola da Bicicleta quanto às bicicletas elétricas?
-----------------------------------------------------------------
bom dia
A Escola de Bicicleta tem como objetivo
final a transformação da vida nas cidades, focado na melhor qualidade possível
para todos e não só os usuários da bicicleta. Por razões que a história provou
serem verdadeiras e eficientes, a bicicleta é nossa ferramenta de
transformação.
A questão da bicicleta é muito ampla.
Aqui no Brasil, além de ampla, ainda é muito desordenada. Neste
contexto, a Escola de Bicicleta continua centrando seus esforços na busca
de qualidade para tudo que diz respeito às bicicletas normais, não motorizadas.
Para nós é crucial corrigir os problemas que temos no setor nacional de
bicicletas básicas convencionais, que são muitos e alguns gravíssimos, sem o
que qualquer outra variação de bicicleta, como as elétricas, provavelmente não
terá a qualidade mínima desejada.
Ademais, bicicletas elétricas usam uma
tecnologia, motores elétricos e baterias, da qual praticamente nada
conhecemos. É diretriz da Escola de Bicicleta falar dos assuntos com
propriedade, com saber, baseado em inteligência. Nos seria
relativamente fácil incluir textos específicos sobre o assunto por que
temos contato com especialistas, mas ai fugiríamos do nosso foco, que é a
bicicleta convencional.
Mas, como integrante da Escola de
Bicicleta, posso fazer algumas considerações:
- dependendo do tipo de bicicleta elétrica que
for legalizada aqui no Brasil elas provavelmente poderão ajudar na
transformação das cidades. Se o Brasil se voltar às “pedaletes”,
bicicletas que tem motor elétrico só para assistência do ciclista, e que
estas tenham motor e baterias de alta tecnologia, duráveis e pouco
poluentes, os resultados podem ser bons. Se nossa opção for por modelos
obsoletos, grandes, tipo motocicleta disfarçada,
poluentes, eu sou contra. Mesmo sem especialização no assunto, é
fácil ver que tem muita porcaria sendo comercializada aqui. Já testei
algumas. Fiquei muito mal impressionado com a baixa qualidade do rodar de
uma delas, de traseira muito longa feita para acomodar uma grande bateria
entre a roda e o tubo de selim.
- Lembro que até bicicletas normais,
principalmente as de baixa qualidade, baratinhas, além de perigosas,
quebram com frequência, portanto são muito poluentes. Uma bateria de
baixa qualidade causa um grande dano ambiental.
- bicicletas elétricas melhoram muito a
mobilidade, mas não trazem vários benefícios para o ciclista que uma
bicicleta convencional traz.
- as elétricas não podem ser a ponta de lança
para o uso indiscriminado de ciclovias por pequenas scooters, algumas
elétricas. Caso isto aconteça todo sistema cicloviário vira uma bagunça,
um perigo para os ciclistas. Falo isto por que vivenciei pessoalmente a
situação em Paris, Nova Iorque, principalmente Amsterdã e Holanda.
A Escola de Bicicleta não acredita em
soluções mágicas. Muitos estão vendo a bicicleta elétrica desta forma. Nós
preferimos a cautela.
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário