A Tribuna, Santos
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Pode ser uma ótima opção de transporte de cargas, serviços e bens,
principalmente numa cidade como Santos, que conheço bem.
A empresa que vá usar a bicicleta para transporte deve comar alguns
cuidades. O primeiro é que as bicicletas tenham boa qualidade, dentro do padrão
internacional, ou a bicicleta irá quebrar com frequência, podendo ser perigosa
para o ciclista e o trânsito em geral. É sabido que boa parte dos acidentes
envolvendo ciclistas tem por causa algum defeito da bicicleta, o que normalmente
acontece com bicicletas básicas, das mais baratas. Dentro do setor das bicicleta
calcula-se que a maioria dos acidentes sem vítima e pelo menos um terço dos
acidentes fatais sejam causados por falha mecânica. É importante lembrar que
a imagem da empresa vai estar diretamente ligada a qualidade das
bicicletas.
É importantíssimo que a bicicleta esteja com refletores dianteiro,
traseiro, pedais e rodas, e que estes sejam também de boa qualidade, de
preferência que não se desprendam, saiam da posição adequada, o quebrem. Ter o
ciclista vestido com roupas claras ou refletivas, como as de moto, também é
medida inteligente. A maioria dos acidentes envolvendo ciclistas ocorre no
periodo noturno e tem por razão a falta de visibilidade do ciclista para o
motorista. No caso de entregadores é interessante o uso de farol e lanterna, de
preferência os de luz fixa, que NÃO pisque. Ao contrário da crença popular,
luzes que piscam costumam induzir o motorista ao erro (ver estudos
internacionais sobre "efeito vagalume").
Um ciclista terá grande eficiência, provavelmente maior até que de moto, em
distâncias curtas, algo como uns 5 km, por exemplo. Dependendo do grau de
saturação das ruas e do trânsito um ciclista percorre com muita eficiência
distâncias mais longas, até uns 10 km (facilmente em 30 minutos), o que é
excelente. Lembro que a viagem de um ciclista é de porta a porta, e que mesmo um
motociclista muitas vezes tem que ir até o estacionamento para pegar a moto; dai
a vantagem para a bicicleta.
Muito importante para o empresário é treinar seus ciclistas para que estes
tenham um bom comportamento no trânsito, principalmente para que não pedalem na
contra-mão ou na calçada, o que é um sério risco para o pedestre.
Santos, como toda a Baixada Santista, tem uma longa tradição do uso da
bicicleta, o que infelizmente se perdeu num passado recente e felizmente está
voltando. Felizmente a Prefeitura, através da autoridade de trânsito, tem se
preocupado em estimular e ordenar o uso da bicicleta.
O serviço de entrega em bicicleta na maioria das mais importantes cidades
do mundo costuma ser eficiente, mas seus entregadores, ciclistas, costumam ser
criticados pela forma afoita, irresponsável, como conduzem a bicicleta. Como em
qualquer parte do mundo, o uso da bicicleta para entregas é muito bem vindo e
eficiente em vários sentidos, mas demanda cuidados por parte dos empregadores e
das autoridades públicas, o que é fácil de resolver.
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta www.escoladebicicleta.com.br
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