Mensagem: Quase sofri um acidente quando fui fechada por um ônibus. O
freio foi até o fim e não consegui parar a bicicleta. A bicicleta é de ótima
qualidade. O que pode ter acontecido?
S
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Se a bicicleta é de ótima qualidade provavelmente
seus freios também o são. Pelo que você me disse sobre a bicicleta posso
imaginar o seguinte:
- você não fez manutenção e não
percebeu que a capacidade de frenagem foi diminuindo com o tempo,
provavelmente por conta do desgaste normal das sapatas. Isto acontece, mas
é preciso ter atenção.
- sua bicicleta, que de fato é
muito boa, tem um sistema que evita que os freios travem. Há uma pequena
mola entre o cabo do freio e o “V brake” da bicicleta, que dá à frenagem
uma espécie de ABS - anti-lock braking system - o que é ótimo, mas muita
gente não se acostuma - infelizmente. Com este sistema a bicicleta para muito
mais rápido e seguro. Muita gente acha que arrastando o pneu a bicicleta
para mais rápido, o que é uma grande e muito perigosa bobagem. A questão
com este sistema de freio é que ele tem que estar precisamente regulado ou
realmente dá a sensação que não para. Defendendo este sistema digo que se seu
freio houvesse travado provavelmente você iria para o chão, o que é uma
situação infinitamente mais perigosa, principalmente quando se tem um
ônibus passando ao lado.
Manutenção periódica dos freios é crucial para a
segurança do ciclista. Boa parte dos acidentes de bicicleta é causada por falha
dos freios. Infelizmente aqui no Brasil a maioria das bicicletas básicas tem
sistemas de freio que deixam muito a desejar, o que definitivamente não é o
caso de sua bicicleta.
O que olhar:
- as sapatas dos freios tem
uns sulcos, como os dos pneus, bem visíveis, que quando estão próximos de desaparecer
mostram que é hora de colocar novas sapatas. É apropriado que junto com a
troca seja realizado uma revisão em todo sistema de freio.
- se as sapatas estão boas, aperte
os manetes com toda a força. Os manetes têm parar a pelo menos 1 cm do
guidão. Há duas regulagens: uma no manete e outra no parafuso do cabo no
freio. O correto é que se trabalhe com a regulagem do manete até seu
limite e quando não for mais possível fazer ajuste ai ir até uma
bicicletaria para verificar a condição das sapatas e de todo sistema. Ajustar
o curso do freio através do parafuso que prende o cabo no freio só em
último caso ou feito por alguém que conhece bem mecânica.
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br
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