Hoje não dá. Não dá o que? Sair para pedalar. Uai, por que? Chuva e vento em rajadas fortes. OK, até dá, mas a possilidade de chegar empapado é grande. Por que?
Não tenho problema algum em sair de bicicleta com chuva, mas tem um limite de quanto está chovendo ou a capa, por melhor que seja, não vai segurar. Outro problema é vento. Com vento normal ainda dá para ir, mas se o vento for forte, em rajadas e lateral a capa voa, abre, entra água por tudo quanto é canto. Aí só vou se for inevitável. Falo como ciclista urbano e não como esportista. Os equipamentos de chuva são bem diferentes. O esportivo é fechado, calça e jaqueta, o de ciclista urbano deve ser aberto para evitar suor.
Com lufadas de vento fortes, intermitentes e picos de tempestade, como está acontecendo neste instante, daí não dá. Não há equipamento que segure. Tá bem, pode até ter, e deve ter, tem o que segure, mas para outro uso que não o pedalar. Pedalar com um equipamento que sele você seco vai ocorrer um outro problema: o suor vai ficar dentro da capa, macacão, ou qualquer roupa a completa prova de chuva ou molhado. Ouça o que digo, é pior que ficar molhado de chuva. Nestes casos, em vez de você ficar molhado em alguns lugares do corpo, você ficará encharcado em todo corpo. E depois que você chegar ao destino vai demorar muito mais para ficar seco. Falo de experiência própria. Antes de conhecer a capa correta para ciclistas, o poncho, exprimentei de tudo, inclusive equipamento para marinheiros, e não dá, é muito ruim por várias razões.
Equipamento de chuva para ciclista tem que evitar que a água da chuva chegue ao corpo e permitir que a transpiração do corpo saia.
Tem uma nissei que pedala, faça sol ou chuva, com um guarda-sol preso à bicicleta. Numa chuva bem fraquinha pelo menos pode deixar a cabeça seca. Capa plástica transparente vendida nas esquinas e campos de futebol também não serve porque seu corte é para pessoas que estão em pé ou a pé, caminhando, e eventualmente sentadas. O ciclista senta na bicicleta, mas movimenta as pernas. Mais, a abertura destas capas é frontal por botões, o que com a velocidade da bicicleta não funciona direito. Finalmente, o material é muito frágil, vai para o lixo rapidinho.
Qual a capa ideal para ciclistas? A que tem o mesmo desenho dos ponchos de quem monta a cavalo. Cobre todo o corpo, inclusive braços e mãos, deixa as pernas livres para pedalar, e ventila por baixo, o que evita que o suor fique retido junto ao corpo. Há diversos graus de impermeabilização, para país tropical como o nosso recomendo o mais alto. Também há tamanhos e cortes diferentes, alguns inclusive para proteger a mochila. Encomendei uma para Ana, que é pequena, e veio uma que é grande para mim, que tenho 1,83 m. Eu tenho algumas, uma para cada mochila, e sei que há uma diferença no peso. Vestido não faz diferença, mas para quem leva sempre na mochila faz.
Descubra se a capa - poncho vem com refletores, o que em dia de chuva faz uma enorme diferença na segurança do ciclista. Lembre-se que com chuva a visão dos motoristas diminui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário