Será que chove em São Paulo? O sistema cicloviário que foi implantado levou em consideração chuvas? A pergunta parece ironica, mas pelo que se vê pedalando na chuva ou depois dela não é, não é mesmo.
Ontem sai quando deu uma estiada. Não precisei de capa, mas tive que ir muito devagar porque a drenagem das ciclovias é péssima. Na chuva ou depois dela só de barco a remo. Ridículo! Na Europa o pessoal sai de bicicleta em qualquer condição. As ciclovias, ciclofaixas ou qualquer lugar por onde passe a bicicleta são preparados para escoar ou absorver a água com rapidez. A curvatura do piso faz escoar a água e o tipo de asfalto usado, sim asfalto, em certos casos absorve a água quase tão rapidamente quanto arreia. Temos este tipo de asfalto aqui, já é usado em ruas e avenidas de São Paulo, e em várias estradas. Dá para fazer com absorva mais rápido ainda, "basta ajustar a usina de asfalto" disse um renomado especialista em pisos rodoviários da USP.
Boa parte das ciclovias paulistanas enchem de poças de água que não escoam nem bom tempo depois da chuva. A formação de poças de água é fácil de evitar, aliás, obrigatoriamente deve ser evitada com uma curvatura ou inclinação correta do piso. Os responsáveis pelas ciclovias que temos não estudaram, nem conhecem, esta ciência. No caso de ciclofaixas, muitas simplesmente viram rios com as chuvas. Enfim, ridículo.
E em muitas delas usaram uma tinta que é impermeável. Pelo menos pararam de usar a tinta que mandava para o chão até ciclistas profissionais.
Fico profundamente irritado em dias de chuva porque para circular nas ciclovias não tenho bote e não sou bom remandor.
Num momento de estiágem tive que pedalar na ciclovia da Pedroso de Moraes. Tem trecho que é uma poça atrás da outra, ridículo, irritante. A chuva tinha parada já fazia um bom tempo, portanto o piso deveria estar seco. Já reclamei para as "otoridade", mas nicas de resposta e muito menos ação.
Pedalei com chuva em várias cidades da Europa, e sei que não precisa ser assim por aqui. Pedalar na chuva pode ser chato pelo lado do molhado, mas passar por todo trânsito completamente atravancado compensa. Num destes dias de chuva forte um conhecido estava de carro e demorou 2h30m para chegar em casa num trajeto que eu fiz em um pouco mais de 30 minutos no mesmo dia e hora. Simples assim. Quem usa carro sabe bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário