sexta-feira, 21 de maio de 2021

Quando trocar a corrente

Um dos erros mais frequentes é não trocar a corrente da bicicleta no momento correto. Corrente tem vida útil porque com os km vai dando folga, esticando, e com isto vai mudando seu apoio nos dentes tanto das coroas quanto da relação traseira, o que leva a uma deformação de todo sistema de transmissão, até sua perda completa. Trocar a corrente no momento certo é um gasto mais que inteligente, é necessário para a própria segurança. É um dos bons exemplos do caro que sai muito barato. Passou de um certo ponto não trocar a corrente vai significar ter que trocar todo sistema de transmissão, ou seja, pedivela, relação traseira, câmbio traseiro, e corrente, o que é uma brincadeira para lá de cara, senão burra.

Como saber quando trocar a corrente? Qualquer que seja a forma de medir sempre faça no pedaço da corrente que fica tensionado quando pedala, ou seja, o de cima. Já vi fazerem a besteira de medir em baixo, o que não dá certo. A corrente tem que estar tensionada. 
Há várias formas de medir o desgaste, os mais simples são: 
  • com a corrente engatada na coroa do meio do pedivela, no centro de onde a corrente está encaixada na coroa, pegue um elo, puxe para frente e separe a corrente dos dentes. Se o espaço entre corrente e coroa for próximo dos 5 mm está na hora da troca.  
  • medindo com uma régua, com a corrente engatada na coroa grande e tensionada uma corrente nova em 12 elos tem 12 polegadas ou 30,48 cm, medidos centro de eixo de elo a centro eixo de elo. Com mais 3 milímetros não se esqueça de trocar a corrente.
  • o ideal é medir o desgaste com uma ferramenta específica que toda boa bicicletaria tem. Você pode comprar uma e ter em casa. Se possível opte pelas que oferecem medida variável. As de medida fixa, réguas, por assim dizer, funcionam bem, mas as variáveis são muito mais precisas.  
A gente se esquece da corrente, eu sei. Percebi que tinha que ver como a minha estava quando do nada soltou um lado de um elo. Um barulhinho que só faz quando se pedala foi o alerta; e cuidado porque de vez em quando não dá para ver o elo solto. Opa! não pode acontecer. Soltou é ir direto para uma bicicletaria ver o porque e se for o caso trocar a corrente.
O segundo aviso veio da corrente ter caído quando engatei da coroa do meio para a coroa grande. Se os câmbios estão bem regulados, que na minha bicicleta estão, com uma corrente nova e boa isto não acontece. Aliás, numa corrente boa os engates são muito precisos, daí eu ter falado sobre a segurança do ciclista. Especialistas que tem dados precisos dizem que boa parte dos acidentes graves envolvendo ciclistas tem como causa problema na corrente ou transmissão.


Um comentário:

  1. Solo quería darte
    un breve aviso y le permitirá saber que algunas de las imágenes no se cargan correctamente. no soy
    seguro por qué, pero creo que es un problema de vinculación.
    Lo probé en dos navegadores diferentes y ambos muestran los mismos resultados.

    Siéntete libre de navegar en mi web de bicicletas https://bicicletas.latienda.top/

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