Um dos erros mais frequentes é não trocar a corrente da bicicleta no momento correto. Corrente tem vida útil porque com os km vai dando folga, esticando, e com isto vai mudando seu apoio nos dentes tanto das coroas quanto da relação traseira, o que leva a uma deformação de todo sistema de transmissão, até sua perda completa. Trocar a corrente no momento certo é um gasto mais que inteligente, é necessário para a própria segurança. É um dos bons exemplos do caro que sai muito barato. Passou de um certo ponto não trocar a corrente vai significar ter que trocar todo sistema de transmissão, ou seja, pedivela, relação traseira, câmbio traseiro, e corrente, o que é uma brincadeira para lá de cara, senão burra.
Como saber quando trocar a corrente? Qualquer que seja a forma de medir sempre faça no pedaço da corrente que fica tensionado quando pedala, ou seja, o de cima. Já vi fazerem a besteira de medir em baixo, o que não dá certo. A corrente tem que estar tensionada.
Há várias formas de medir o desgaste, os mais simples são:
- com a corrente engatada na coroa do meio do pedivela, no centro de onde a corrente está encaixada na coroa, pegue um elo, puxe para frente e separe a corrente dos dentes. Se o espaço entre corrente e coroa for próximo dos 5 mm está na hora da troca.
- medindo com uma régua, com a corrente engatada na coroa grande e tensionada uma corrente nova em 12 elos tem 12 polegadas ou 30,48 cm, medidos centro de eixo de elo a centro eixo de elo. Com mais 3 milímetros não se esqueça de trocar a corrente.
- o ideal é medir o desgaste com uma ferramenta específica que toda boa bicicletaria tem. Você pode comprar uma e ter em casa. Se possível opte pelas que oferecem medida variável. As de medida fixa, réguas, por assim dizer, funcionam bem, mas as variáveis são muito mais precisas.
A gente se esquece da corrente, eu sei. Percebi que tinha que ver como a minha estava quando do nada soltou um lado de um elo. Um barulhinho que só faz quando se pedala foi o alerta; e cuidado porque de vez em quando não dá para ver o elo solto. Opa! não pode acontecer. Soltou é ir direto para uma bicicletaria ver o porque e se for o caso trocar a corrente.
O segundo aviso veio da corrente ter caído quando engatei da coroa do meio para a coroa grande. Se os câmbios estão bem regulados, que na minha bicicleta estão, com uma corrente nova e boa isto não acontece. Aliás, numa corrente boa os engates são muito precisos, daí eu ter falado sobre a segurança do ciclista. Especialistas que tem dados precisos dizem que boa parte dos acidentes graves envolvendo ciclistas tem como causa problema na corrente ou transmissão.
Solo quería darte
ResponderExcluirun breve aviso y le permitirá saber que algunas de las imágenes no se cargan correctamente. no soy
seguro por qué, pero creo que es un problema de vinculación.
Lo probé en dos navegadores diferentes y ambos muestran los mismos resultados.
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