quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Consertar, recuperar, reaproveitar... prova de conhecimento e honestidade


Na série "Retomada Verde" o jornal Estadão publicou " 'DIREITO DE CONSERTAR' GANHA ESPAÇO; Iniciativas para alongar a vida útil dos produtos levam cidadão a adotar consumo consciente" de João Prata, em 13 de novembro de 2020. Ótimo. Fala sobre regulamentação, dispositivos legais, sobre o direito do consumidor de ter acesso a informações sobre a vida útil dos produtos e ao reparo, o que no caso das bicicletas simplesmente não existe.
Para entender; a indústria automobilística é obrigada por lei a ter peças de seus produtos por um bom tempo, se não me falha a memória por 10 anos. Dentro deste prazo se o proprietário não encontrar tem possibilidade de acionar a Justiça e o fabricante vai perder. Mesmo depois é possível encontrar no mercado peças de carros fora de produção com certa facilidade. 
Nunca ouvi falar que o setor das bicicletas tenha qualquer regulamento ou dispositivo legal neste sentido. Bicicleta, mesmo sendo extremamente importante para a política de transportes (mobilidades) e urbana é tratada como um produto industrial qualquer. 

Estou com um quadro Trek MTB dos anos 2000, ótimo, mas que tem a furação para o freio a disco numa medida diferente da que hoje é padrão e simplesmente não encontro o adaptador. O que faço, descarto um quadro que é melhor que a imensa maioria dos que estão sendo vendidos hoje? Situações como esta são comuns. A quantidade de lixo gerada por obsolescência precoce é muito grande, o desastre ambiental maior ainda.

As bicicletas atuais são fabricadas levando em consideração a precariedade de conhecimento técnico e qualidade de trabalho da maioria dos mecânicos de bicicleta. É triste dizer isto, mas é verdade, e usar a palavra verdade requer muito cuidado. Felizmente cada dia cresce o número de cursos sérios sobre mecânica de bicicletas, seja para mecânicos profissionais, seja para ciclistas comuns. Mas precisamos de mais, muito mais.

Se os brasileiros querem fazer da bicicleta coisa séria é necessário organizar as bicicletarias, impondo padrão de qualidade de trabalho e padrões ambientais. Esta ideia vem sedo levada a políticos e governos desde 1986 sem resultado. Pessoalmente não tenho porque acreditar nos padrões de qualidade que foram criados faz alguns anos. A estrutura legal, leia-se justiça brasileira, é pouco prática, para dizer o mínimo e ser polido, e o que está na IMETRO já serviu até para sacanear quem trabalha bem. Ou seja, o que existe para controlar qualidade praticamente não funciona. Lixo gerado pelo setor da bicicleta é o que não falta, uma vergonha.
A única forma de acertar a situação é ter bicicletarias que trabalhem com alta qualidade, mesmo dentro do mercado de baixa renda; aliás, principalmente. Consertar, recuperar, reaproveitar é mais que prova de conhecimento, é sinal claro de honestidade. 

Ao lado do ótimo artigo 'DIREITO DE CONSERTAR' GANHA ESPAÇO’ está uma caixa com título "Venda de usados representa grande ajuda para o planeta" e é, como é. Quem conserta, recupera, reaproveita está ajudando e muito nosso futuro. Ninguém duvida que é inaceitável desperdiçar, descartar, jogar no lixo. Vale para bicicletas.

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