Barulho é sinal de problema e problema tem que ser resolvido o mais rápido possível para não virar um problemão, este sim um perigo para integridade do ciclista. Reaperto periódico deve ser regra e evita muitos problemas. Aproveite a cada reaperto para dar uma olhada como está cada peça e componente da bicicleta.
O que e como fazer os apertos e ajustes não me preocupa por que hoje há tutorial para tudo no Youtube. Não se apanha mais como minha geração apanhava. Não só eram raros os livros e manuais, que começaram a aparecer com as peças Shimano lá por 1988 aqui no Brasil, como só se conseguia informação e dicas tendo amizade com um bom mecânico de bicicletas para saber o que fazer. Normalmente era jogar no escuro, na tentativa e erro.
Ter boas ferramentas é essencial para tudo. Qualquer que seja a ferramenta tem que encaixar com precisão, sem folgas. Por exemplo, uma chave de fenda Phillips quando exata para o parafuso trava no encaixe; o mesmo para uma simples chave de fenda ou outra chave qualquer.
Hoje os apertos e ajustes básicos numa bicicleta são feitos até com um simples canivete allen, mas é crucial que seja da melhor qualidade possível. Tem alguns canivetes no mercado que não valem nada, são muito moles, deformam na menor força e acabam estragando o parafuso. Partindo da qualidade escolha o canivete com as chaves próprias e exatas para a sua bicicleta.
É comum que quem não tenha prática no uso das ferramentas aplicar mais força que o necessário e estragar tudo. Não é apertar até ranger os dentes. Nas peças de qualidade o fabricante define o torque, a força, exata que deve ser aplicada. Caso não tenha em mãos qual é este limite nem um torquímetro, vá apertando devagar até o parafuso / porta parar de girar. Se não tem prática ou tem a mão pesada (leia-se sem controle de força) evite usar chaves allen longas ou vai espanar um monte de parafuso. A saber, o tamanho de cada ferramenta é determinado pelo ideal de força que ela aguenta ou pode aplicar nos parafusos / porcas.
Terminando: tem muita bicicleta destas baratinhas que é fabricada com o que chamo de parafusos, porcas e arruelas manteiga, aquelas que só de olhar derretem. Não tem ajuste que segure e muito fácil espanar ou deformar o parafuso / porca. Por outro lado, uma bicicleta com qualidade internacional, padrão primeiro mundo, chega a rodar sem necessidade de qualquer ajuste mais de década depois de uma montagem correta, com os ajustes corretos. Aí ferramenta serve muito mais para ajudar os outros, o que é sempre bom.
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