Esta foi uma das feiras e grandes eventos de bicicletas que aconteceram em NY entre 1980 e 1900, principalmente nos anos 90. O número de novidades apresentadas era grande, muito maior que a gente possa imaginar agora. Uma delas foi o primeiro sistema elétrico para bicicletas, o que pelo que entendi era um dínamo para farol e lanterna. Não duvido que tenham apresentado alguma bicicleta movida a motor elétrico também porque já existiam carros e carroças elétricas em Londres e outras capitais da Europa, provavelmente também nos USA. Londres tinha taxi elétrico antes de 1900.
Um dos livros que li diz que o número de patentes relacionadas a bicicletas nos USA foi tão grande que na virada do século o Departamento de Patentes foi dividido em dois, "bicicletas e outros", sendo este "outros" absolutamente tudo o que não fosse ligado a bicicleta e ao pedal.
Nesta década de 90 a bicicleta foi um fenômeno principalmente em NY. As ruas ainda eram em paralelepípedo ou calçamentos irregulares e por pressão dos ciclistas a Prefeitura asfaltou ciclovias, uma tecnologia nova e cara para a época. Em São Francisco construíram ciclovias suspensas, sobre viadutos de madeira. Bicicletários, paraciclos, valet para bicicletas, locais para tomar banho, hotéis especializados, grupos uniformizados....
NY vivia então sua terceira febre de bicicleta. A primeira em 1819 com as draisianas, que durou pouquíssimo; a segunda na década de 60 com os biciclos de roda grande, que durou um pouco mais que a de 19; e a terceira esta da década de 90 já com as bicicletas de segurança, praticamente o mesmo que temos hoje. Aí sim um fato histórico importante, com mudanças sensíveis tanto para a população quando para a cidade. Para se ter uma ideia, o sul de Manhattan chegou a ter mais de 200 clubes de ciclismo e mais de 50 bicicletarias, e tudo relacionado às bicicletas era notícia até de primeira página dos jornais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário