terça-feira, 12 de novembro de 2019

Carta à Michelin


À Michelin Brasil
bom dia

Trabalhei como colunista, redator especializado em bicicletas, articulista, responsável técnico de uma das mais importantes marcas de bicicleta do cenário mundial, consultor em projetos cicloviários e bicicleta como modo de transporte, responsável pelo maior e mais completo site sobre bicicletas do Brasil... Enfim tenho longa experiência no setor das bicicletas. 
Uma das minhas lutas nestes mais de 30 anos trabalhando pela bicicleta, ciclistas e melhoria de qualidade das cidades, foi tentar conseguir estabelecer um padrão mínimo de qualidade ao setor nacional. Um dos maiores problemas que tivemos no setor foi a qualidade dos pneus e câmaras Levorin, o que é fácil comprovar buscando informações entre bicicletarias e mecânicos sérios. 
Com a aquisição da Pneus Levorin pela Michelin, respeitadíssima empresa multinacional, tive a esperança que os pneus e câmaras de bicicleta passassem a ter o padrão de qualidade tão respeitado e invejado Michelin. Na boa fé infelizmente comprei um par de pneus Praieiro e tive a ingrata surpresa de ter os dois pneus com os mesmos problemas de assentamento no aro e desalinhamento da banda de rodagem de épocas passadas. 
Não faço esta reclamação para obter a troca dos pneus, o que será feito pela bicicletaria. Isto não me preocupa.

Tendo trabalhado em prol de políticas públicas que estimulem o uso de bicicletas, principalmente como modo de transporte. Não tenho dúvida sobre o tamanho do estrago que um pneu que se deforma, que roda aos tranquinhos, que não mantém a pressão correta, que fura com facilidade causa no estímulo ao uso da bicicleta ou de qualquer outro veículo. Trabalhei para entidades internacionais, tive acesso a números, li o suficiente sobre história da bicicleta, e tenho certeza que não preciso repetir o que a Michelin tão bem conhece, ou não seria umas das principais referências históricas do setor de pneus e câmaras. 

Os pneus Levorin atendem principalmente a população de baixa renda que por diversas razões tem dificuldades de entender o que é qualidade e limitações diversas para reclamar dos defeitos dos produtos. No caso da maioria das bicicletarias parece não haver grande interesse em corrigir estes e outros problemas de qualidade por que são justamente eles que garantem a volta da clientela para fazer manutenção que responde por boa parte de faturamento.

Direto ao ponto e pedindo desculpas por ter me alongado: por favor ou corrijam os problemas de fabricação. A marca Levorin é forte. 
Na década de 80 fiz uma reclamação à Pirelli que em pouco tempo corrigiu o problema. 

Acreditando que a Michelin tome as devidas providências, agradeço a atenção

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