"Para o ciclista ter segurança ao pedalar a noite a bicicleta tem que ter farol e luz traseira vermelha". Faz todo sentido, mas ser tão simplista pode ser perigoso. "Uma única andorinha não faz verão" diz o sábio ditado e é a mais pura verdade.
Na maioria dos países onde segurança no trânsito é coisa muito séria NÃO É OBRIGATÓRIO o uso de LUZ dianteira e traseira na bicicleta. Aliás, aqui no Brasil também não. Por que será? Já refletores são obrigatórios aqui e em todas partes do planeta. Por que será?
Segurança é resultado da aplicação de um conjunto de ações conhecidas e comprovadas. O Código de Trânsito fala sobre o que é mais seguro para todos, incluindo ciclistas. Os códigos de trânsito de todos países têm exatamente a mesma base científica, o que não deixa dúvida sobre sua eficácia. Refletores são obrigatórios em todos eles, sem exceção, e são obrigatórios porque está cientificamente provado que funcionam bem, fazem diferença, aumentam a segurança, evitam acidentes, mortes.
Aqui no Brasil refletores caíram em desuso porque os fabricados no Brasil, ou quase todos, tinham e continuam tendo um sistema de fixação de péssima qualidade. No final das contas não serviam para nada a não ser enfeiar a bicicleta. Triste, porque refletor é um diferencial importantíssimo para a segurança do ciclista. O número de mortes por falta de refletores é assustador.
Ponto de partida; CTB, Código de Trânsito Brasileiro:
Na maioria dos países onde segurança no trânsito é coisa muito séria NÃO É OBRIGATÓRIO o uso de LUZ dianteira e traseira na bicicleta. Aliás, aqui no Brasil também não. Por que será? Já refletores são obrigatórios aqui e em todas partes do planeta. Por que será?
Segurança é resultado da aplicação de um conjunto de ações conhecidas e comprovadas. O Código de Trânsito fala sobre o que é mais seguro para todos, incluindo ciclistas. Os códigos de trânsito de todos países têm exatamente a mesma base científica, o que não deixa dúvida sobre sua eficácia. Refletores são obrigatórios em todos eles, sem exceção, e são obrigatórios porque está cientificamente provado que funcionam bem, fazem diferença, aumentam a segurança, evitam acidentes, mortes.
Aqui no Brasil refletores caíram em desuso porque os fabricados no Brasil, ou quase todos, tinham e continuam tendo um sistema de fixação de péssima qualidade. No final das contas não serviam para nada a não ser enfeiar a bicicleta. Triste, porque refletor é um diferencial importantíssimo para a segurança do ciclista. O número de mortes por falta de refletores é assustador.
Ponto de partida; CTB, Código de Trânsito Brasileiro:
- bicicleta é definido como um veículo e tem que respeitar as mesmas leis e normas que os veículos motorizados
- é obrigatório que a bicicleta tenha refletores branco dianteiro, vermelho traseiro, branco de rodas e amarelos nos pedais
- é opcional a iluminação, farol, lanterna, pisca-piscas, ou qualquer outra coisa que sirva de sinalizador instalado numa bicicleta.
- iluminação em bicicleta deve seguir as mesmas normas e leis sobre posicionamento, luminosidade e direcionamento da luz que as de qualquer veículo motorizado.
Uso de luzes e sinalizadores, definido pelo CTB para qualquer veículo:
- luz branca dianteira
- luz vermelha traseira
- proibido a inversão; luz branca na traseira e vermelha na dianteira
- outras cores de luzes só são permitidas para casos especiais, o que não inclui bicicletas
- o CTB estabelece que luzes intermitentes só podem ser usados por veículos especiais (ambulâncias, bombeiros, carros de polícia, carros oficiais...) ou em situações específicas onde o pisca alerta pode ou deve ser usado.
- não podem ofuscar a visão de outros condutores ou pedestres
- o direcionamento e a intensidade das luzes estão estabelecidos por normas e leis
- altura do facho de luz deve ser no máximo 1 metro, ou seja, abaixo da linha do parabrisa de um carro pequeno e baixo
- é obrigatório o uso de luz baixa ao cruzar outro veículo
Refletores:
- qualidade do refletor: quanto maior o grau de reflexão do refletor melhor. Olhe os refletores dos carros, principalmente dos mais sofisticados, e entenderá. Refletores nacionais funcionam, mas não são os melhores. A diferença está na qualidade do acrílico e no desenho dos prismas refletivos. É possível usa refletores adesivos e os melhores são a base de pó de diamante.
- qualidade do elemento de fixação:
- dois tipos: por abraçadeira e por suporte, que hoje em dia é pouco usado, mas é muito eficiente
- infelizmente a dos nacionais, por abraçadeiras, são muito frágeis, saem de posição e quebram com facilidade. Os parafusos usados também não são os ideais, perdendo pressão com facilidade.
- muitas abraçadeiras importadas tem múltiplos ajustes, o que é o ideal. As melhores costumam ser da marca CatEye.
- no caso dos refletores adesivos é importante ver o grau de flexibilidade do material. Alguns são pouco flexíveis porque são especiais para caçambas de caminhões.
- refletores de roda ou refletivo no pneu
- os melhores refletores de roda são os fixados por um pino no raio
- refletores encaixados no raio quebram com certa facilidade
- pneu com material refletivo é campeão. Só precisa tomar cuidado na hora da limpeza
- de pedal
- posição; dianteiro e traseiro a 90° do chão ou asfalto, e sempre alinhado com as rodas da bicicleta.
https://detran.to.gov.br/legislacao/outros/codigo-de-transito-brasileiro-ctb/
https://escoladebicicleta.blogspot.com/2019/09/refletores-e-ou-luzinhas.html
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