sábado, 24 de agosto de 2019

Shimano Fest e Bike Brasil 2019, duas feiras ao mesmo tempo?

Shimano Bike Fest em uma margem do rio Tiete e Festival Bike Brasil na outra? Cara, mas é muito chique! A bicicleta está mesmo bombando no Brasil! Não, não está. É coisa de louco fazer duas feiras de bicicleta na mesma data, mas estamos no Brasil e estas coisas acontecem.
Estive na coletiva de imprensa da ABRACICLO no primeiro dia da Shimano Fest, quinta-feira 22 de Agosto, e depois pude caminhar tranquilo pelo grande evento que toma todo o espaço do Memorial da América Latina, na Barra Funda. Sexta-feira voltei, já com casa bem cheia, mas só aberto para profissionais da área e imprensa, e uns xeretas como eu. Provavelmente vai bombar, sábado e domingo, uma festa muito maior que foi ano passado, que bombou para valer. Para se ter ideia, domingo sai pela manha uma pedalada do Parque das Bicicletas até o Memorial, com previsão de 4.000 ciclistas. Ouvi que tem um grupo vindo de outra parte da cidade com mais 3.000 ciclistas. E outro mais, e outro mais, e outros mais.
A escolha do Memorial da América Latina como espaço para o evento foi mais que acertada. Lá está o Terminal / Estação Barra Funda de trem da CPMT, ônibus municipal e intermunicipal. Não é difícil chegar a pé ou pedalando, principalmente domingo quando o Minhocão está fechado para automóveis e vira um parque. De um lado da avenida está a feira, do outro, junto ao Terminal Barra Funda, está o espaço para testar bicicletas, parte da pista de competição, alguns expositores menores e os food trucks. E um pouco longe, perto da avenida Pacaembu, o estacionamento para bicicletas, que me pareceu pequeno, mas isto só se saberá depois.

Infelizmente não pude ir ao Festival Bike Brasil antes de escrever este texto. Fica do outro lado do rio, não muito distante do Shimano Bike Fest, e é muito menor. Conversei com algumas pessoas do mercado e todos disseram ser uma pena que não se tenha conseguido colocar todo setor junto num único evento. Pelo que ouvi as conversas entre as duas partes se arrastou por mais de três meses e na hora do apito final não certo. Pena. Eu espero que tenha público para os dois eventos. Devo passar por lá para ver.

A ABRADIBI estava no Shimano Bike Fest fazendo uma pesquisa com os participantes. Ótimo, porque só com pesquisas, números, alguma precisão, projetarmos o nosso futuro. É inaceitável continuar fazendo as coisas na base da sorte. Vamos ver o que esta pesquisa nos traz.

Não muito para minha surpresa ouvi que os eventos da Cyclomagazine, principalmente no norte / nordeste, vão de vento em popa. Esta tradicional publicação desde seus primeiros dias, lá por 1990, vem fazendo encontros com seus anunciantes e apoiadores, que são um mercado completamente diferente destas duas feiras paralelas. Cyclomagazine sempre trabalhou voltado para o mercado das básicas, do povão, que para quem não sabe é imenso.

Na coletiva da ABRACICLO de novo soube que algumas publicações tem tido problema para conseguir publicidade, que é o que os sustenta. Deprimente, principalmente num momento destes. O custo das propagandas não é alto para o retorno que dão. Como trabalhei dos dois lados sei que departamento de marketing, comunicação ou propaganda cometem erros bobos, algumas vezes muitos por razões inexplicáveis. Perder uma publicação é criar um vácuo no setor. Por mais difícil que esteja a situação do Brasil, não se justifica.

primeira bicicleta estacionada no evento: a minha

primeiras horas, fotos e encontros. Dai para frente muito trabalho 

vista do galpão principal. Lá no fundo passa a pista de testes

boa sinalização, estandes bem distribuídos, belo trabalho



food trucks e expositores menores ao lado do Terminal



pista de testes e para a corrida passa sobre a avenida

cruzamento demorado e irritante que liga os dois lados do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário