segunda-feira, 15 de julho de 2019

caixa de câmbio para MTB


Caixa de câmbio para mouintain bike. Maravilha. Voltamos aos primórdios da bicicleta, aos anos finais do século XIX, quando foram criadas e patenteadas as primeiras caixas de câmbio para bicicletas. O mesmo projeto de caixa de câmbio que depois, bem depois, estariam em motos e carros, basicamente o mesmo conceito usado até hoje. Foram apresentadas ao público antes de 1900 e a mais interessante estava montada embaixo do movimento central, exatamente como a desde vídeo ou de tantas outras encontradas no mercado. Eram muito mais simples, básicas, com poucas marchas, umas três. Bem mais tarde, ai já como caixa de câmbio de automóveis, foi desenvolvido o desenho dos dentes das engrenagens e colocado anéis de sincronização para facilitar a troca de marchas. Antes desta evolução era preciso trocar as marchas no tempo, ou elas não entravam (não se conseguia trocar de marcha).
O conceito original acabou gerando o cubo de três marchas internas Huret Torpedo, o primeiro a ser usado e vencer no Tour de France, sucesso de vendas até hoje.
O inglês de todos os vídeos que vi sobre estas novas caixas de câmbio para MTB falam mais ou menos a mesma coisa: mais pesado que um câmbio normal, mas como está posicionado no centro e "em baixo" da bicicleta melhora a estabilidade. Roda traseira fica mais leve, o que melhora muito o funcionamento da suspensão. Ideal para terreno muito acidentado. A possibilidade de relação de marchas é enorme, muito maior que as possibilidades oferecidas hoje. Há uma diferença na troca de marchas, que não agradou os que testaram, mas tenho a sensação que é mais uma questão de costume. Os problemas com evolução devem diminuir ou sumir.
Esta é uma inovação que tem jeito que veio para ficar. Se conseguirem reduzir peso, o que provavelmente acontecerá, a caixa de câmbio parece ter muitas vantagens sobre o câmbio tradicional. Uma coisa para mim é certa: deve chegar às bicicletas elétricas e vai fazer muita diferença.

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