Eu sempre coloquei em minhas palestras, treinamentos e consultorias que a segurança do ciclista tem uma relação íntima com o olhar do motorista ou motociclista. Este vídeo mostra como trabalha um olho de um piloto de F1, que obviamente é muito mais rápido e treinado que de um simples mortal, mas ajuda imaginar como nós olhamos o trânsito. Quem consegue perceber as micro reações do trânsito é mais seguro. Basta pedalar olhando e ouvindo com atenção o que acontece no entorno.
O segredo é pegar sua própria experiência como motorista, motociclista ou mesmo passageiro para imaginar onde o olho do condutor do outro veículo provavelmente estará numa determinada situação. Chegando num semáforo é muito possível a atenção vai estar voltada para o semáforo, portanto o olho deve estar focando para cima e para a lanterna do carro que está na frente. Se está passando pela frente de algo muito chamativo, como uma menina linda, uma loja com vitrine legal, de um bar com mesas na rua, uma árvore florida..., provavelmente o olhar não vai estar no ciclista ou pedestre.
Lembre-se que pessoas normais gastam certo um certo tempo para olhar, entender o que está vendo e agir.
Outro dia ajudei um ciclista que teve sua roda traseira entortada por um carro na esquina da rua Canada com rua Honduras. Felizmente o ciclista era calmo e esclarecido e, mesmo com raiva, acabou entendendo que o motorista simplesmente não o viu. Muitos acidentes acontecem porque o motorista simplesmente vê, mas não realiza a situação de perigo. Pavlov explica.
Enfim, sempre coloque-se no lugar do outro para encontrar seu caminho seguro
Nenhum comentário:
Postar um comentário