quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Monarks e outras paixões: restaurar e comprar outras

Nome: Adenilson
Idade: 41 anos
Cidade: Manhuaçu
UF: MG
replyto:
adenilsonamaral@hotmail.com
Mensagem: Desde criança gosto muito de bicicleta. Fui ter a primeira quando eu tinha cerca de 12 anos de idade. Era uma Caloi com assento no quadro, freio contra pedal (Um luxo para época). Depois eu tive uma Monark 1977 roxa (um espetáculo inigualável !!) Depois comprei uma Monark Barra Circular 1990, novinha. E assim fui comprando, andando e revendendo. Hoje tenho uma Monark 1966 restaurada, uma Monark Barra Circular 1982, uma Monark mountain bike (das primeiras com 18 marchas), 03 mountain bikes modernas (GTS M5, VICINITECH e MONACO). Estou restaurando uma Monark Ipanema. Em breve vou adquirir uma Monareta para restaurar. Para concluir, eu vislumbro que apesar das várias opções que temos hoje para comprar uma bicicleta moderna, entendo que no brasil existem milhares, talvez milhões de pessoas que adoram as bicicletas antigas da Monark, principalmente as barras circulares produzidas nas décadas de 1970 a 1990. Sei que o custo para produção de uma bicicleta no padrão antigo é alto, mas porque ninguém ainda teve a ideia de reeditar e lançar RÉPLICAS das bicicletas Monark antigas e colocá-las a venda pela internet, por exemplo. A fábrica poderia lançar a réplica de um modelo anual a cada ano. Alguém poderia fazer um estudo de mercado nesse sentido. Pode ter certeza que se for colocada a venda uma réplica da Barra circular 1977 e 1982 eu compraria o mais rápido possível. Chego a sonhar em ter muito dinheiro para tentar bancar uma empreitada dessas. Um abraço.
-----------------------------------------------------------------
Adenilson
bom dia

Modelos parecidos com a Monark Barra Circular foram produzidos até bem pouco tempo. Talvez ainda sejam, o que é difícil saber porque o Brasil tem uma quantidade imensa de pequenos e médios fabricantes de bicicletas que só distribuem suas produções regionalmente. Não faz muito tempo cheguei a ver uma destas cópias, azul, sendo vendida aqui em São Paulo.

O mercado brasileiro de bicicletas é muito complicado para alguém querer fabricar cópias de modelos fora de produção. Não temos esta tradição.

Nos Estados Unidos, onde o mercado é muito grande e o americano realmente preza este tipo de coisa, e na Europa, há quem fabrique reproduções de forma artesanal e sob encomenda. Normalmente fabricam biciclos (peni farting ou bone shaking), aquelas bicicletas com roda grande na frente e pequena atrás, e alguns triciclos ou quadriciclos sociáveis. São muito caros.

Estou copiado Valter Busto, responsável pelo Museu de Bicicletas de Joinville, que talvez possa ajudar.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário