sábado, 20 de outubro de 2012

ciclista invísivel














L
altura: 1,50m
cidade: São Paulo
UF: SP

Uso a bicicleta para ir ao trabalho e a faculdade. Pedalo em qualquer rua ou avenida, mas estou cansada porque os motoristas sempre dizem que não me veem.

----------------------------------------------------------------

L

E você de fato é praticamente invisível. Infelizmente ciclistas não são visíveis para a maioria dos motoristas, tanto porque motoristas não estão acostumados com a bicicleta e o ciclista, como porque você é uma ciclista particularmente baixa. Com 1,50m de altura e pedalando, portanto com o corpo inclinado para frente, a área de visível fica muito pequena no meio dos carros. Esta condição piora muito quando há trânsito porque qualquer carro, mesmo os pequenos, que passe por você vai torná-la invisível para outros motoristas e motociclistas. Mesmo um motociclista, no meio do trânsito em movimento, é difícil de ver.

Outro ponto importante é que os motoristas das grandes cidades, onde o uso da bicicleta está crescendo, ainda não se acostumaram a ver ciclistas. Este é um processo normal e muitas vezes não dá para culpa-los por não ver. Há uma razão simples para que isto aconteça: qualquer condutor com prática acaba treinado para dar respostas automáticas a estímulos, como placas, semáforo, movimentação de outros veículos, obstáculos, enfim, um grupo básico e não muito numeroso de estímulos. O cérebro acaba selecionando quais são as respostas automáticas, ou reflexos, mais importantes e frequentes. O que não é comum para o cérebro é deixado num segundo plano e muitas vezes sequer é “percebido” pelo motorista. É o que está acontecendo atualmente na relação dos motoristas com os ciclistas.

Números de segurança no trânsito mostram que quanto mais ciclistas circulando na cidade maior é a segurança individual de cada um dos ciclistas; ou seja; quanto mais ciclistas, mais comum é a situação para motoristas, portanto mais treinado e alerta está o cérebro, e mais visível se torna o ciclista no trânsito.

Voltando ao seu caso, o que se recomenda é que você sempre pedale com roupas claras e chamativas; evite ficar colada a qualquer carro, e principalmente sinalize o que pretende fazer. Sinalizar com mão e braço esquerdo faz muita diferença. E a noite saia sempre com lanterna traseira e farolete. Evite usar luzes que piscam, porque elas confundem mais que ajudam.
 
Terminando: reclamar dos outros piora a nossa segurança. Procure entender o que aconteceu, de preferência com neutralidade. Provavelmente irá tirar conclusões que melhorarão sua segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário