Ou você ri da vida, ou a vida vai rir de você
O pelotão que passa tem regras, algumas regras de como pedalar, técnicas obrigatórias para não cair e levar para o chão todos, e regras informais, sociais por assim dizer aquela coisa de como se vestir, como e o que conversar, comportar-se como manda o figurino do ciclismo de estrada.
Nada mais divertido que entrar no vácuo do pelotão, principalmente se você for um intruso inesperado. Em algumas situações não bem vindo, mas quem disse que o pelotão é dono da ciclovia?
Eu deveria ter ido para a primeira comunhão do neto pedalando devagar. É de se esperar que o avô chegue dignamente bem vestido, o que eu estava, e de preferência seco. E assim sai de casa e entrei na ciclovia, consciente de minhas obrigações sócias, pedalando civilizadamente. Até passar um pelotão que com a minha MTB 26, pneus 1.95 pressão baixa, paralaminhas, 14 kg, eu senti que dava para pegar o vácuo. Aí danou se. Segura o velhinho. E lá fui eu.
A primeira coisa numa situação destas é acalmar o pelotão. "Vamos embora que sei o que faço", e param de olhar para trás, uns com cara de espanto, outros rindo, e a maioria continuando como estão para não dar trela, ou ofendidos com a intromissão. Passados uns bons metros se acalmam. A bem da verdade eu também, porque o que tem de gente pedalando bicicleta cara sem saber o que faz...
Infelizmente estou velhinho. Queria muito ainda ter pernas para puxar o pelotão. Pelo menos me resta ainda forças para colar no vácuo e lá ficar por uns 2 km, o que me orgulho por estar pedalando a bicicleta que estou, vestido socialmente, e com meus cabelos platinados ao vento.
Pouco antes da rampa de saída agradeço a carona e desta vez recebo um sorriso educado do último ciclista. "Você foi profissional?", perguntou. Meu ego está feito.
E chego na igreja. Acabou a brincadeira. Sorrio para a família, feliz. Me olham com certo espanto. "Fez de novo! Olha o estado que você está. Volta para casa e vai tomar um banho!"
Fazer o que? Estou acostumado com estas broncas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário