sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Câmara com sete remendos e sete vidas

Contei 7 remendos, eram 8, furou mais duas, agora são 10 remendos

Sempres evitei usar uma câmara de pneu com mais de 3 remendos. Quando fura pela terceira vez faço o remendo, testo para ver como está e uso como estepe. Sem saber estava com uma câmara de seis remendos na roda traseira de minha bicicleta. Descobri por que furou de novo, o sétimo furo. Remendei e ela é melhor que as novas.

Quando você entra numa bicicletaria com um pneu furado via de regra o bicicleteiro troca a câmara por uma nova. A razão é simples: praticidade, tempo de serviço, em outras palavras, menor custo para a bicicletaria do que fazer o remendo. As câmaras furadas vão para o reciclável não importa o tamanho do furo. Ninguém reclama, todo mundo acha ótimo sair rodando rapidinho com pneu cheio. Por um lado, o meio ambiente que se dane, por outro a indústria agradece, e sobre esta bagunça ninguém se importa.

Dependendo da qualidade da câmara o pneu vai perder pressão mais ou menos rapidamente, independentemente de ser nova e nunca ter sido remendada. Quanto mais barata a câmara mais rapidamente perde pressão, esta costuma ser a regra. Pneu com pressão abaixo da recomendada pode furar com mais facilidade, deixa a estabilidade comprometida e até mesmo pode causar acidentes. 

O pneu traseiro é mais propenso a perder pressão porque recebe boa parte do peso do ciclista. É irritante ter que calibrar o pneu a cada semana. Com câmara de primeira linha a calibragem se mantém por longo tempo. Já peguei bicicleta que ficou parada por mais de 10 anos que ainda tinha pressão no pneu, coisa de outra época. 

Tenho por hábito ter câmara nova nas rodas e sempre levar uma câmara reserva comigo. A bicicleta que estou usando é de segunda mão, foi de um amigo. O pneu traseiro dela mantinha a pressão por longo tempo, como deve ser, mas um dia furou, fiz a troca no meio da rua e para meu espanto a câmara tinha seis remendos. Seis remendos? A câmara nova que montei esvaziava mais rápido que a de seis remendos. Agora tem sete, sete vidas, e não perde pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário