Aulus Sellmer dá dicas sobre saúde e preparação física pela Rádio Eldorado - Estadão FM e é um dos que merecem uma parada para ouvir com calma. Ele passa por diversos assuntos os quais domina com maestria, até que se pôs a falar sobre cuidados com pneus de bicicletas. Fiquei bem bravo. Não que as dicas tenham sido erradas, mas a forma de explicar (coisa que já fiz) foi confusa e inverteu algumas explicações que podem levar o ciclista até um acidente. A sensação é que as dicas foram direcionadas para praticantes de esporte que tem um treinador orientando no pé e mesmo assim eu não as teria dado da forma como foram dadas.
Aulus começou falando sobre calibragem dos pneus que dependendo do terreno e condições devem estar mais ou menos cheios. Começou muito mal. Infelizmente não encontrei a gravação da fala de Aulus, mas vamos lá.
Os pneus de qualquer tipo de bicicleta têm marcado em sua banda de rodagem as calibragens mínima e máxima, que devem ser respeitadas. Poucos são os que sabem da existência destes limites. Aulus falou sobre estes limites, mas bem depois da "pressão correta", um erro.
Calibragem correta para o tipo de situação é um detalhe técnico que só um punhado de ciclista sabe o que está fazendo, incluo aí os que acham que sabem. Não dá para entrar neste assunto rapidamente, em poucos minutos de fala na rádio, porque a calibragem técnica deve levar em consideração não só a condição do terreno, mas temperatura, umidade, horário, etc... e principalmente quem é o ciclista.
É perigoso falar sobre variação de calibragem quando se trata de pneu de bicicleta de estrada, road bike, speed, triathlon, pneus muito fino de altíssima pressão. Se o mínimo for 80 libras e máximo 110, o que parece uma grande variação de pressão, mas é praticamente indiferente para ciclistas leigos. Calibragem baixa faz diferença para estabilidade da bicicleta e deixa o pneu mais propenso a furar. Desde que me conheço por gente (se é que sou) ouvi de profissionais, ciclistas e técnicos, que pneu mais cheio fura menos. Nunca vi documentação científica sobre o assunto, mas a experiência deles faz todo sentido: quanto mais dura for a superfície maior a resistência a objetos cortantes.
No geral e para qualquer tipo de pneu a boa regra é ficar entre a calibragem mínima e máxima, no caso dos pneus de estrada mais para a pressão máxima. A experiência me diz que evitando a máxima o pneu dura mais. Sei que os calibradores não têm manutenção constante, que têm uma variação maior que a prevista pelos fabricantes dos pneus. Uns 10% a menos que a pressão máxima recomendada funciona legal. Nosso dito asfalto, Brasil brasileiro, está mais propenso a mountain bike. O grande mercado de pneus está em países onde o asfalto é liso, sem buracos ou deformações. Dito isto, calibre os pneus de estrada mais para o limite, mas evite pressão máxima.
Aulus falou que bomba de mão serve para emergências. Depende de qual. Tenho uma Zefal para bicicleta de estrada que enche umas 110 libras fácil. É mais cansativo que uma bomba de piso? É, mas não estamos falando sobre bem estar, sobre fazer exercício? E uso pequenas bombas de mão para emergência nas minhas mountain bikes que podem chegar, mesmo as de plástico, lá pelas 80 libras. Tenho uma pequena Zefal Double Shot que oferece mais de 100 libras de pressão. Então depende da bomba de mão.
Confesso que nunca tinha ouvido falar em bomba de pé. Estou ficando velho. Era bomba de piso, sendo bomba de pé as que são acionadas pelo pé e vendidas para carros. Que seja. Aulus falou bombas de pé, que de fato são muito mais cômodas, fácil de usar, e as boas têm manômetro, o que ajuda muito na boa calibragem. Creio que ele tenha falado sobre calibrar no posto, o que não recomendo por diversas razões, principalmente pela falta de manutenção no manômetro, na borracha do bico, na mangueira... Já vi muito pneu explodir em posto de gasolina.
Tenha sempre o bico a 90% do aro ou ele será cortado. Desalinha quando se pedala com baixa pressão no pneu.
Antes de colocar pressão cheque se o pneu está bem encaixado no aro. Depois que estiver com pressão cheque se está girando redondo. Se não estiver, baixe a pressão e assente o pneu corretamente no aro.
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