segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Sair atrás de ladrão de bicicleta

Dá para ir atrás de ladrão de bicicleta? Conforme a situação dá. Provavelmente não se foi você que perdeu a bicicleta e ficou a pé sozinho no meio da rua, mas se viu o assalto, não quer que a situação se repita, até por que a próxima vítima pode ser você, ir atrás é algo a se pensar. Só precisa saber a diferença entre reação e bancar o herói, que normalmente é uma burrice sem tamanho.

"Salve-se quem puder", "Problema dele", "Não se mete nisto", dentre outras são preferencias nacionais. O resultado é claro, está ai: Brasil, um dos países mais violentos do planeta. Baixa criminalidade decorre da vigilância e ação da própria sociedade, o que definitivamente nada tem a ver com encher de porrada ou sair dando tiro por aí.

Como reagir?

  • Para quem não quer se envolver diretamente ligar imediatamente para a Polícia e dar a melhor descrição possível do ocorrido, do criminoso e do local exato do crime, se possível para onde o criminoso está indo. 
  • Se quiser reagir na hora o faça a distância, de preferência sem ser percebido pelos ladrões ou assaltantes. Se você foi a vítima, fique calmo, não reaja, deixe o ou os ladrões se afastarem. Se possível e procure acompanha-los de longe, meio quarteirão de distância, sendo o ideal uns 100 metros, quarteirão inteiro. E só faça isto se tiver certeza absoluta que no caso de ser percebido e houver reação por parte deles você terá tempo e forças para fugir. Se ele assaltou uma bicicleta de estrada e você está numa bicicleta básica provavelmente não conseguirá fugir. Se você tem 40 anos e pouco treino e o ladrão tem 16 e é sarado você também não escapará de uma reação. Portanto pense bem. Inteligente mesmo é seguir até entender para onde ele está indo ou foi, e aí ligar para a Polícia dando informações.
  • Fazer B.O., o que infelizmente a maioria não faz. B.O. é peça fundamental para que a Polícia tenha conhecimento das ocorrências, faça estatísticas e possa atuar com conhecimento, antecipação e inteligência.  
  • Uma ótima forma de reação é não comprar o que tem preço completamente fora da realidade. E denunciar o que não faz sentido. 
Roubo de bicicleta parece um crime menor, mas definitivamente não é. Alimenta uma violência muito maior por que sustenta a base da piramide do crime. Tem que reagir? Sim, tem que reagir. Com inteligência, de preferência preservando sua própria integridade e sem sair dando tiros por ai. Deixe isto para a Polícia.

Equidade depende da vigilância e ação correta de cada um e de todos, independente da ideologia ou religião. Ir atrás, reagir, denunciar, pegar, julgar com inteligência, condenar e fazer pagar pelos delitos sem abusos e com sabedoria é o que diferencia países socialmente justos. O contrário cria abismos sociais. Bang bang provou-se improdutivo desde o faroeste, e isto faz tempo, muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário