terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Canela ferida pela coroa: um pequeno corte, uma grande encrenca

Feriu? Arranhou? É coisa pequena? Acompanhe a evolução. Ficou estranho, o local ficou quente, vá direto para o médico.

Esta é minha história:
Quando destravei a bicicleta da grade ela se movimentou rapidamente e a coroa bateu com força na minha canela. Senti a dor, olhei para a canela, não vi nada demais, só um pouco de sangue, nada demais. Foram três pequenos cortes que quase não sangravam. Guardei a trava, subi na bicicleta e fui embora.
Quando cheguei em casa tomei um chuveiro, peguei uma escovinha com sabão e limpei bem os pequenos cortes. Só aí percebi que um deles o dente da coroa perfurou a pele e foi um pouco mais fundo. Escovei e desinfetei bem, como sempre faço. No dia seguinte quando fui repetir a limpeza fiquei assustado com o início de infecção que se espalhava rapidamente. Ficou claro que a coroa não só perfurou a pele, mas penetrou bem mais profundo do que imaginei.
Deixei a água correr e escovando suavemente até amolecer a casca que se formou, abri a ferida levantando o pequeno pedaço de pele que já estava preto. Mais escova com bastante sabão e água correndo. Água oxigenada, deixei secar, pomada de arnica. Repeti a operação mais duas vezes, uma a cada 12 horas. A ferida agora está normal, sem infecção.
Noite seguinte. Não, não está normal, a infecção voltou. A limpeza que fiz, cuidadosa como sempre, não foi suficiente. Só com lupa consegui ver a gravidade do corte que talvez tenha chegado ao osso. Nova limpeza, maiores e mais seguidos cuidados, Nebacetin na ferida, gelo na perna a cada 3 horas. Caso não reverta até amanha cedo vou a um pronto socorro.
Bom dia. Melhorou muito. Quase saiu do controle. O segredo, como sempre foi abrir a ferida e limpar fundo, o que sempre faço, só que desta vez o corte na pele era pequeno em comparação ao estrago que a coroa fez por dentro. 
Confesso que fiquei assustado. Um amigo teve um corte destes também na canela e achou que resolvia com água oxigenada e mertiolate, não acompanhou a evolução da infecção e quando parou no médico estava muito próximo de uma amputação. A infecção demorou meses para ser contornada. 

Antes de tirar o cadeado trave a bicicleta pisando na roda ou usando a perna para que ela não se movimente depois de solta. Parece besteira, mas acontece de parada bicicleta e ciclista até desmontado acabarem no chão. Os ferimentos podem ser sérios, de cortes aparentemente inconsequentes como o que tive ao guidão entrando na barriga, situação ocorrida com duas amigas, uma delas bem séria, terminando numa longa estadia em hospital.

Os piores tombos são os mais bestas e idiotas imagináveis. Bom ciclista é aquele que tem disciplina em qualquer ação e chega em casa são, salvo, livre, alegre e feliz.
Cuidem-se!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Sair atrás de ladrão de bicicleta

Dá para ir atrás de ladrão de bicicleta? Conforme a situação dá. Provavelmente não se foi você que perdeu a bicicleta e ficou a pé sozinho no meio da rua, mas se viu o assalto, não quer que a situação se repita, até por que a próxima vítima pode ser você, ir atrás é algo a se pensar. Só precisa saber a diferença entre reação e bancar o herói, que normalmente é uma burrice sem tamanho.

"Salve-se quem puder", "Problema dele", "Não se mete nisto", dentre outras são preferencias nacionais. O resultado é claro, está ai: Brasil, um dos países mais violentos do planeta. Baixa criminalidade decorre da vigilância e ação da própria sociedade, o que definitivamente nada tem a ver com encher de porrada ou sair dando tiro por aí.

Como reagir?

  • Para quem não quer se envolver diretamente ligar imediatamente para a Polícia e dar a melhor descrição possível do ocorrido, do criminoso e do local exato do crime, se possível para onde o criminoso está indo. 
  • Se quiser reagir na hora o faça a distância, de preferência sem ser percebido pelos ladrões ou assaltantes. Se você foi a vítima, fique calmo, não reaja, deixe o ou os ladrões se afastarem. Se possível e procure acompanha-los de longe, meio quarteirão de distância, sendo o ideal uns 100 metros, quarteirão inteiro. E só faça isto se tiver certeza absoluta que no caso de ser percebido e houver reação por parte deles você terá tempo e forças para fugir. Se ele assaltou uma bicicleta de estrada e você está numa bicicleta básica provavelmente não conseguirá fugir. Se você tem 40 anos e pouco treino e o ladrão tem 16 e é sarado você também não escapará de uma reação. Portanto pense bem. Inteligente mesmo é seguir até entender para onde ele está indo ou foi, e aí ligar para a Polícia dando informações.
  • Fazer B.O., o que infelizmente a maioria não faz. B.O. é peça fundamental para que a Polícia tenha conhecimento das ocorrências, faça estatísticas e possa atuar com conhecimento, antecipação e inteligência.  
  • Uma ótima forma de reação é não comprar o que tem preço completamente fora da realidade. E denunciar o que não faz sentido. 
Roubo de bicicleta parece um crime menor, mas definitivamente não é. Alimenta uma violência muito maior por que sustenta a base da piramide do crime. Tem que reagir? Sim, tem que reagir. Com inteligência, de preferência preservando sua própria integridade e sem sair dando tiros por ai. Deixe isto para a Polícia.

Equidade depende da vigilância e ação correta de cada um e de todos, independente da ideologia ou religião. Ir atrás, reagir, denunciar, pegar, julgar com inteligência, condenar e fazer pagar pelos delitos sem abusos e com sabedoria é o que diferencia países socialmente justos. O contrário cria abismos sociais. Bang bang provou-se improdutivo desde o faroeste, e isto faz tempo, muito tempo.