Desde a primeira vez que vi,
em Amsterdã, uma destas bicicletas cargueiras de frente longa, fiquei
apaixonado. Eu teria fácil uma destas, mas infelizmente custam muito e confesso
que tenho medo de usar uma destas aqui no Brasil, não pelo trânsito. Acabei de
me lembrar que uma vez tive que levar uma tandem no meio do trânsito sozinho, sem
o ciclista passageiro, e mais de uma vez esqueci que a bicicleta era longa e raspei
a traseira em para-lamas e para-choques dos carros. Voltando às cargueiras de
frente longa, demorei para fazer um teste, mas já na primeira chance ficou
claro que é mais simples que uma tandem normal, de traseira longa, pelo simples
fato que você vê a frente. O diabo nas frente longas é que mesmo os ciclistas
mais experientes a princípio tendem a ficar olhando a roda dianteira como numa criança
que faz descoberta a descoberta de como uma bicicleta vira para cá e para lá.
Permitiram que eu fizesse um
pequeno teste. Fiquei fascinado com a docilidade e precisão da bicicleta.
Praticamente não existe torção de quadro, mesmo quando se concentra toda carga
num único pedal o alinhamento se mantém perfeito. Ela faz curvas com uma
suavidade e equilíbrio notável. Freia muito. Um dos modelos estava equipado com
duplo freio a disco na frente. Segundo eles um possível é difícil o travamento
da roda dianteira, e também segundo eles, mesmo que trave é difícil o ciclista cair
por causa do entre eixos muito longo. Foram realizados testes de frenagem
inclusive com piso molhado e nenhum ciclista foi ao chão.
Infelizmente nossos impostos
tornam praticamente impossível ter uma destas. Fiquei babando.
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