Desde a primeira vez que vi,
em Amsterdã, uma destas bicicletas cargueiras de frente longa, fiquei
apaixonado. Eu teria fácil uma destas, mas infelizmente custam muito e confesso
que tenho medo de usar uma destas aqui no Brasil, não pelo trânsito. Acabei de
me lembrar que uma vez tive que levar uma tandem no meio do trânsito sozinho, sem
o ciclista passageiro, e mais de uma vez esqueci que a bicicleta era longa e raspei
a traseira em para-lamas e para-choques dos carros. Voltando às cargueiras de
frente longa, demorei para fazer um teste, mas já na primeira chance ficou
claro que é mais simples que uma tandem normal, de traseira longa, pelo simples
fato que você vê a frente. O diabo nas frente longas é que mesmo os ciclistas
mais experientes a princípio tendem a ficar olhando a roda dianteira como numa criança
que faz descoberta a descoberta de como uma bicicleta vira para cá e para lá.
No Velo City de Nantes estava
exposta uma Douze-Cycles, uma frente longa francesa produzida com grande
cuidado com a qualidade e com um pequeno detalhe que me chamou atenção: ela
parte ao meio, dividi se em duas partes para ser mais facilmente transportada.
UAU! A menina que estava no estande não me permitiu que eu desse uma pedalada
ali mesmo, no meio da feira, mas eis que no dia seguinte estou caminhando no
centro de Nantes e dou de cara com três sujeitos com três modelos da
Douze-Cycles. O projeto é de um jovem engenheiro francês, que tem experiência
com automóveis, o que fez com que o projeto tivesse soluções típicas da
indústria automobilística, como o uso de uma plataforma única para diversos
modelos diferentes. Mais, levando em consideração os diversos tipos de
motorização elétrica disponíveis no mercado, cada um com sua própria forma de
fixação no quadro, o engenheiro projetou um chassis único que permite adaptação
de qualquer motor elétrico através de adaptador específico. Genial!
Permitiram que eu fizesse um
pequeno teste. Fiquei fascinado com a docilidade e precisão da bicicleta.
Praticamente não existe torção de quadro, mesmo quando se concentra toda carga
num único pedal o alinhamento se mantém perfeito. Ela faz curvas com uma
suavidade e equilíbrio notável. Freia muito. Um dos modelos estava equipado com
duplo freio a disco na frente. Segundo eles um possível é difícil o travamento
da roda dianteira, e também segundo eles, mesmo que trave é difícil o ciclista cair
por causa do entre eixos muito longo. Foram realizados testes de frenagem
inclusive com piso molhado e nenhum ciclista foi ao chão.
Infelizmente nossos impostos
tornam praticamente impossível ter uma destas. Fiquei babando.
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