sobre bicicletas, perguntas, respostas da Escola de Bicicleta; e algo mais.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
distância entre eixos
O que é uma bicicleta longa?
H
H, boa tarde
Se é referente à bicicletas normais, para uso urbano ou para iniciantes, provavelmente deve ser referente à distância entre eixos. Uma maior distância entre eixos dá mais estabilidade direcional e torna a bicicleta mais previsível. Também dá mais conforto para o ciclista por que um quadro maior torce mais, portanto absorve mais as irregularidades do piso.
Se for uma bicicleta de competição pode ser relativo ao comprimento do tubo superior, ou da somatória do tubo superior com um avanço de guidão também longo. Geometria mais longa normalmente é voltada para picos de velocidade e principalmente subidas, situações onde ter o corpo mais jogado para frente permite o uso de um maior número de músculos do dorso e braços.
Não é recomendável bicicletas com entre eixos curtos para ciclistas inexperientes por que as reações da bicicleta podem ficar muito rápidas, o que é comum nas bicicletas de competição e principalmente nas de estrada ou triathlon profissionais. Costuma ser uma das principais razões dos tombos que ciclistas de baixa qualidade técnica de pilotagem.
Sem piedade: o problema está no ciclista e não na bicicleta.
Se quiser entrar em detalhes visite a página http://escoladebicicleta.com.br/bicicleta.html
domingo, 5 de janeiro de 2014
preços loucos
Os preços de bicicletas 29 novas estão completamente disparatados aqui em São Paulo. Ontem estive em mais um grande loja de material esportivo, das que tem um departamento de bicicletas de boa qualidade, e fiquei assustado com o que vi. Prefiro não citar nomes e marcas, mas os preços não fazem sentido. Só fazem sentido se você olhar as disparidades como dumping ou alguma marmelada de importação. Não faz sentido aqui ter uma diferença de mais de 50% no preço entre duas bicicletas concorrentes que tem o mesmo preço no mercado americano ou europeu. O alerta me foi dado quando me contaram que uma das marcas brasileiras está vendendo uma 29 de uns 10 kg, portanto top de linha, por um preço que não paga o conjunto das peças que vem montada; que é no mínimo duas vezes mais baixo que as similares de procedência duvidosa e três vezes mais barato que as similares de marca oficial.
O preço das 29 baixou muito e passou a ser parecido com as das 26. É lógico que há ai uma estratégia para aumentar as vendas destes novos modelos, mas isto não justifica o grau de baderna. É lógico que vai dar caca mais para frente e que todos perderemos. Mas para quem está atrás de uma 29 não deixa de ser uma oportunidade de bom negócio.
Duas dicas: não compre 29 com 21 ou 24 marchas por que a relação fará das subidas um inferno. E, segunda dica, procure saber se o conjunto de peças oferece normalidade de manutenção. Vi algumas peças que duvido que se encontre com facilidade reposição. Lembre-se que a tendencia é que seja cada dia mais difícil e caro trazer reposição de fora.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Feliz Ano Novo
e ótimo pedal para quem não saiu para a loucura das férias.
Em muitas cidades as ruas estão às moscas, como dizíamos antigamente. A bem da verdade até as moscas saíram de férias. Pedalar nestes dias é uma sensação incrível. "Só tem que tomar cuidado nas esquinas e cruzamentos" como acabou de dizer o meu vizinho motociclista. Para o ciclista é fácil por que dá para ouvir quem vem, mesmo assim tá cheio de 'beubos'.
E se quebra a bicicleta? Bicicleta boa e com a manutenção em dia não quebra - ponto. E se fura o pneu? Pneu de boa qualidade dificilmente fura o pneu, mas pode acontecer.
http://escoladebicicleta.com/emergencia.html - esta é a página criada para as emergências da bicicleta. Mas, resumindo a ópera, o problema mais comum tem uma solução relativamente fácil: furo pequeno você usa um chiclete como remendo. Mas com certeza não vai precisar.
Feliz Ano Novo a todos
Assinar:
Postagens (Atom)