Depois de ter a altura dela saímos atrás de um
modelo que atenda ao uso que se fará da bicicleta. A leitora queria comprar uma
bicicleta nacional, o que não recomendamos para este peso. Bicicletas fabricadas
no Brasil não passam por testes de resistência que atendem ao mercado
internacional, principalmente o mercado americano, onde a população obesa é bem
grande, nos dois sentidos.
E ai veio uma surpresa: um dos importadores nos
informou que o peso limite recomendável da marca é 100 kg, mesmo esta sendo distribuída
no mercado internacional. Vejo a informação da seguinte forma: o responsável
pela marca foi e continua sendo um dos melhores ciclistas do país e sua
resposta não está direcionada para um uso urbano e tranquilo, mas para
competições, o que é um erro comum. De qualquer forma saímos para buscar outros
caminhos e encontrar a bicicleta ideal.
O que
aguenta?
A partir do ponto que quadro e garfo tenham padrão
internacional o ponto crítico passa a estar nas rodas, que se de boa qualidade
e bem montadas não costumam apresentar problema. Não precisa sequer um conjunto
de cubos, aro e raios especial, mas precisa necessariamente ser muito bem
montado e tensionado; o que deveria ser regra para toda e qualquer roda, mas
não é. Quanto mais uniformemente estiver distribuída a tensão entre os raios,
mais firme e forte será a roda. Os raios, sendo de qualidade, não precisam ser ‘duplos’;
aliás, não é sequer recomendável por que aumentam muito o peso da roda,
portanto pesam no pedalar.
Uma bicicleta de qualidade, bem montada, aguenta sem
problemas até com pesos mais pesados que os 140 kg de nossa ciclista. É óbvio
que não se recomenda ficar descendo de guia sentado no selim, o que é a principal
causa de quebra de raios até para ciclistas leves.
O site da Escola de Bicicleta tem uma página especialmente
dedicada aos ciclistas acima do peso: http://www.escoladebicicleta.com.br/acimadopeso.html
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