Lá pelos idos do começo dos anos 90, Ritchey, um dos gênios da engenharia do mountain bike, falou e publicou que o futuro das marchas seria uma coroa no pedivela e 12 marchas na traseira. Teve muita gente dizendo que ele estava louco. Bingo! Em cheio. Até as bicicletas mais básicas estão saindo com 1x12. O pessoal está adorando. Mas...
Só vim entender o porquê da coroa única na frente agora: facilitar para os leigos e principiantes o uso das marchas, o que de certa forma era fácil de imaginar.
Nestes mais de 30 anos de vida com coroa tripla na frente, o básico e bem conhecido 21 marchas, 3x7, cansei de ver quem não usasse a coroa tripla ou usasse errado. E para a maioria não adianta explicar como usar porque sempre vão fazer besteira. Daí coroa única na frente fazer todo sentido.
Eu não quero. Primeiro porque sei usar a relação completa de marchas, o que inclui tripla coroa. Acredito que seja uma obrigação de quem gosta de bicicleta e pedala com gosto aprimorar a técnica de pedal, o que inclui usar bem a relação de marchas. Segundo, o custo de manutenção das relações com coroas triplas ou duplas é muito mais baixo que de uma relação 1x12, e a durabilidade maior. Dentre outras palavras, ... meio ambiente.
Desde a primeira vez que vi estas relações 1x12 me perguntei: o ciclista vai pedalar a maioria do tempo nas últimas marchas, que portanto estas gastarão mais. Fui a algumas bicicletarias e perguntei se com a relação gasta seria necessário trocar todo cacete ou só as relações gastas. Respostas: troca tudo, não tem outro jeito. Primeiro, o custo de manutenção de coroa única é muito mais alto, segundo, é ruim para o meio ambiente. Quem ganha, e muito, os fabricantes. Ok, ganha também quem não sabe usar o câmbio dianteiro.
Um dos indutores de "melhorias" nas bicicletas atuais é o ciclismo profissional, mas, óbvio, profissional é profissional, o resto é o resto. No mundo profissional só interessa os resultados, custos e outros que se danem. No mundo real, o nosso, deveria ser o contrário.
Acompanhando o que acontece lá fora, especialistas começam a criticar estes pedivelas de coroa única, por mais razões que as que exponho aqui.
Pedivela de coroa única é moda ou veio para ficar? Boa pergunta. Fato é que está aí, dentre outras coisas, para aumentar as vendas e os lucros. Deve ficar, virar regra.
De minha parte, continuo dizendo que bicicleta tem que ser o básico, e de preferência alavancar seu maior bem, ajudar o meio ambiente.