terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Green e a história da primeira mountain bike que o Brasil viu

No mesmo ano que se lançava a Caloi Cruiser Extra Light no Brasil, 1985, Green trouxe para São Paulo uma Schwinn Sierra, um dos primeiros modelos de mountain bike fabricados em larga escala vendidos no mercado dos Estados Unidos. Até onde sei Schwinn foi a primeira marca a vencer um campeonato de mountain bike da história com Steve Tilford. Corrigindo a informação, Steve Tilford ganhou o primeiro Campeonato NORBA em 1983 com uma Moot. Schwinn ganha dois NORBA Mountain Biking National Championships, 1986 e 1987, com Ned Overend.

As duas entrevistas de Green são longas, mais de 20 minutos, mas acabam respondendo uma série de perguntas que me fazem com frequência sobre como foram aqueles anos do início do mountain bike quando a bicicleta renasceu no mundo e um pouco depois no Brasil empurrado por estas bicicletas resistentes, seguras, precisas, confortáveis, e sobre tudo divertidas, muito divertidas, as mountain bike, ou MTB.





História da primeira bicicletaria / oficina com padrão de qualidade aeronáutico

Moonbike foi a primeira bicicletaria do Brasil (1988) a ter ferramental e mecânico com o mais alto nível existente no mundo, praticamente o mesmo usado então no Tour de France, Giro d'Italia, Vuelta de España e outros. É provável que Puertolano tivesse um ferramental de alta qualidade, mas com certeza não tinha a formação quase neurótica de quem trabalha com aviação comercial, o meio de transporte de mais alto nível de controle e qualidade. Um pequeno número de bicicletarias, a maioria aqui em São Paulo, oferecia bons serviços para o punhado de ciclistas da época, e era um punhadinho. A importação de bicicletas, aliás de qualquer coisa, era ou proibida ou proibitiva, só consegue entender como era quem viveu aquela época. No momento que foi aberta a Moonbike e por alguns anos pode ser considerado um delírio de sonhadores.