quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedalar para o trabalho sem suor


Nome: A B
Idade: 38
Cidade: SP
UF: SP
Mensagem:  Trabalho perto de casa (4 km) e gostaria de ir pedalando por esse trajeto. Acredito que uma mountain bike sirva, mas quero saber se existe bicicleta mais leve. Não posso chegar todo suado no trabalho.
-----------------------------------------------------------------
A
bom dia

A questão de chegar suado depende muito mais da adaptação de seu corpo ao pedalar, da prática de usar a bicicleta com sabedoria e também do tipo de bicicleta que você irá usar. Com uma bicicleta tipo mountain bike provavelmente você será instigado a pedalar mais forte. Quando se pedala uma bicicleta mais em pé, que é um pouco mais lenta que as mountain bike, a tendência é ir com mais calma. Isto é fato. O interessante é que os nova-iorquinos estão descobrindo isto agora. Ir para o trabalho pedalando e não chegar suado está muito relacionado com o espírito que a bicicleta impõe ao ciclista. Em NY descobriram o espírito das bicicletas holandesas: ir mais devagar, com calma, curtindo a paisagem. E é mais fácil ver o trânsito.

O que você procura é o que é chamado de linha “urbana” ou “urban bike”.
Sugiro você dar uma olhada em dois modelos: Caloi Sport Confort 17 (a 19 é muito grande para você) e a Soul Copenhague 17, ambas com rodas 26. A Soul tem uma híbrida (rodas 700) bem interessante, mas confesso que nunca vi uma pessoalmente. Hibridas são bem mais leves de pedalar na rua que uma bicicleta com rodas 26 - mountain bike. Outra opção seria ir até a Decathlon, que tem uns modelos (creio que chama Elop) próprios para ir trabalhar. Há outros modelos importados que merecem uma olhada.
Teste as bicicletas antes de comprar. E se sua opção for a Caloi, troque o avanço de guidão por um mais curto.

Final: Tentei achar, mas não consegui. Há um filme do NY Times que mostra a questão do novo ciclista de NY que vai trabalhar com as "old dutch" (velhas holandesas - nome dado às bicicletas). Achei este aqui - http://www.nytimes.com/2010/09/30/fashion/30BICYCLE.html?_r=1 que toca mais ou menos na mesma questão.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Transportar uma bicicleta na caçamba

Nome: G A
Mensagem: Qual a melhor maneira de transportar uma bike na caçamba? É possível instalar o rack de teto na caçamba?
-----------------------------------------------------------------
G
boa noite

Depende do carro e tamanho da caçamba. O que não se deve é deixar a bicicleta solta, tanto porque maltrata a bicicleta, como porque ela pode ser facilmente roubada. Parou no trânsito vem alguém e leva... Ou no estacionamento

No asfalto a bicicleta mexe pouco. O problema é lombadas e estrada de terra. Se a bicicleta estiver bem presa sempre vai bem

Em caçambas pequenas o ideal é transportar sem a roda dianteira, presa por cordas elásticas e por corrente no quadro e roda. Roda presa no triângulo dianteiro do quadro, com a blocagem (trava rápida) entre os tubos para não arranhar. Se puder compra uma lona plástica, que custa bem barato, e cobre a bicicleta.
Se a caçamba é grande usa uma destas lonas plásticas de 2m x 3m e envelopa a bicicleta. Prende com cordas elásticas.

Dá para levar duas deitadas. O que você teria que fazer é comprar um cobertor bem barato para colocar entre elas. Ou dois se você quiser forrar o chão da caçamba.
Duas em pé, uma presa de cada lado da caçamba, com o cuidado de não arranhar. De novo, o cobertor pode ajudar muito.
Embrulhada, ou envelopada (como eu disse) e presa por corda elástica na caçamba é ótimo.

Há rack de todo tipo, inclusive para prender em cima da caçamba. Se esta for sua opção compre um de boa qualidade. Há modelos de rack com tranca à chave no suporte que fixa no tubo inferior da bicicleta.

Se você transporta a bicicleta num jogo rápido, vai com a roda montada. Não há problema em transportar com a roda dianteira torcida.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Manutenção de movimento central em casa

Nome: A V
Mensagem: Prezados Srs.:
Quero realizar a desmontagem do movimento central de minha bike, trata-se de uma peça da marca Shimano. Careço de informações adicionais , porque ainda não me sinto seguro para iniciar a tarefa. O que gostaria de obter com os Srs. é o procedimento passo a passo, com especificação das ferramentas a serem utilizadas, desde a desmontagem até a recolocação, com as dicas para garantia da qualidade. Tenho me decepcionado com a contratação de serviços mecânicos. Comprei um caixa de ferramentas completa, e agora pretendo fazer eu mesmo a manutenção de minha bike. Ela tem um quadro Trek 830, MT xc.
Agradeço-lhes desde já, pela atenção.
Att.,
A V
-----------------------------------------------------------------
A
bom dia

Nós temos a página "mecânica de bicicletas" - http://www.escoladebicicleta.com.br/mecanica.html - que no capítulo 3 explica como trabalhar um movimento central. Você não disse que ano é a sua 830. Os movimentos centrais mais antigos usam três ferramentas, uma para fixar o lado direito - que pode ser uma chave inglesa de boa qualidade, uma para rosquear e ajustar a bacia esquerda, outra para a contra porca. Os novos, selados, precisa uma outra ferramenta para os dois lados. 

É necessário ferramentas específicas para o pedivela e o próprio movimento central. Para usar pouco é provável que não valha a pena comprar estas ferramentas.

Como parece que você vai mesmo partir para fazer a manutenção pessoalmente, o que é muito legal, vai precisar comprar as ferramentas específicas e ai compre Shimano ou Park Tool. As outras marcas geralmente não valem a pena. Ferramentas baratas podem até estragar a bicicleta. Aliás, não use qualquer ferramenta de segunda linha.
Precisa tomar cuidado por que a rosca esquerda do movimento central é invertida, ou seja, aperta e solta no sentido contrário do normal.

A qualidade do serviço mecânico para bicicletas aqui no Brasil é, infelizmente, precário no geral. A questão é encontrar uma bicicletaria que trabalhe centrada na qualidade, o que deve haver ai em Salvador

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/

sábado, 11 de junho de 2011

aro amassado

J
bom dia

Desculpe a demora inaceitável na resposta.

Estes amassados no aro acontecem com todo mundo. Normalmente acontece porque o pneu não estava corretamente calibrado. Ou porque você não conhece a técnica correta para subir um meio fio.
Se não for uma batida muito forte não comprometem a rigidez do aro, mas fazem o frear dar pequenos  trancos, o que não é bom.
Pode ser consertado.
Você levou a uma bicicletaria, o que foi uma boa atitude. Desamassar aro requer prática. Espero que você tenha acompanhado o trabalho do mecânico e assim você pode fazer o serviço na próxima vez. Aliás, espero que não tenha uma próxima vez.

Como se faz?
Se o amassado foi pequeno desamasse com uma pequena chave inglesa. No caso de um amassado mais importante use um martelo leve, ou melhor de plástico, e vá desamassando das bordas para o centro, sempre batendo com um apoio por trás do amassado. Trabalhe com calma, sempre parando para checar como está o aro que você chega lá. No caso que o aro tenha amassado para o centro, solte os raios no local e desamasse usando um pedaço de madeira, sempre aos poucos. Nunca dê batidas fortes porque pode amassar mais ainda. Vá com muita calma.
Talvez tenha que dar uma leve centrada depois

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/