sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ainda sobre os anúncios de bicicleta no jornal O Estado de São Paulo

mensagem:
Que coleção de anúncios fantástica! Me chama a atenção que não tem nenhum anuncio de bicicleta de fabricação norte-americana. Também, para te lembrar que o senhor Honda começou o seu atual império, fabricando motores para acoplar em bicicletas!!!
A. A.

As bicicletas americanas, a partir da década de 20 e principalmente entre os anos 50 e 90, foram muito voltadas para o lazer e esporte, ou conceito juvenil. Europeu sempre usou a bicicleta para transporte e a imigração no Brasil foi essencialmente europeia. É grande a quantidade de bicicletas inglesas, francesas, alemãs e italianas das décadas de 40, 50 e 60 que ainda rodam por ai, principalmente em cidades de interior do sul. Hoje com esta moda de bicicletas está havendo um rapa, quase um arrastão nas bicicletas antigas espalhadas pelo Brasil. Infelizmente muitas estão sendo reformadas e estão perdendo suas características e charme original.
Nunca vi um destes motores do Honda aqui no Brasil. O Museu da Bicicleta de Joinville tem alguns motores para bicicleta raros até, mas não me lembro de um Honda.
 
abraço
Arturo

 




quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

joelhos e fixas

Acabei de encontrar uma jovem amiga, lá pelos 20 e tantos anos, a quem já tinha avisado sobre os perigos de pedalar com fixa. Não deu outra, hoje ela me encontrou e contou rindo e meio sem jeito que vai ter que abandonar a fixa. O joelho está com uma tendinite crônica e o ortopedista pediu que ela só pedale bicicletas com marchas, "muitas marchas...". E olha que ela é bem leve; com sobrepeso é muito pior. Ela teve muita sorte; tem muita gente que acaba com lesões bem mais graves. 
É triste que o pessoal que sofreu lesões tenha vergonha de dizer em público que fez besteira; afinal é chique pedalar fixa, "coisa de quem sabe pedalar" como argumentou um outro jovem amigo. Quanta besteira!
Fixas são lindas, limpas, esteticamente a essência, mas forçam demais as articulações das pernas, principalmente joelhos. Quem já foi ciclista de pista, recebeu treinamento específico e competiu com fixa, e é sério, consciente, acha uma loucura esta moda das fixas. 
O perigo das fixas vai muito além das lesões, mas o que adianta falar? Mesmo assim faço questão de lembrar que você vai envelhecer e ai vai vir a conta de pedalar errado. A conta de uma fixa provavelmente vai ser bem mais alta. Seja consciente.