segunda-feira, 16 de junho de 2014

Quantas bicicletas tem o Brasil?

Ninguém sabe ao certo quantas bicicletas há no Brasil. Algumas pistas estão aqui abaixo nesta troca de mensagens da UCB, União dos Ciclistas do Brasil. 
 
Data: segunda-feira, 16 de junho de 2014 11:19
Assunto: Re: [UCB-ASS] quantos ciclista BR
 

Oi, Miranda.
 
Estou em Fortaleza-CE. Minha intenção, além de obviamente gerar e disponibilizar mais dados, é definir uma metodologia de estimação da matriz OD que possa ser replicada em outras localidades. Ainda vai demorar, mas a medida que for desenvolvendo, certamente compartilharei aqui com vocês.
 
Abs


Em 16 de junho de 2014 11:12, Antonio Miranda <antonmir@gmail.com> escreveu:
Olá Felipe,
 
Não sei onde você está situado. Em qual Estado, em qual cidade?
Apenas informo que aqui em Curitiba temos a pesquisa de 80 pontos na via pública
com contagens direcionais classificadas por veículo, também com entrevista de ciclistas,
realizada em Junho de 2008.
 
Infelizmente toda ela está em papel, não temos o arquivo em meio digital.
Aliás, pensando bem, acho que vou tentar obter esses dados junto a empresa
que foi contratada para realizá-lo. Caso consiga poderei enviar para você.
Ou disponibilizar os dados no "site" da Cicloiguaçu.
 
Grande Abraço.
miranda
 


Em 16 de junho de 2014 10:54, Felipe Alves <alvesfelipe@gmail.com> escreveu:
Estou iniciando pesquisa para minha dissertação de mestrado, tentando desenvolver uma nova metodologia para estimar a matriz de viagens por bicicleta. Não tenho certeza se em 2 anos conseguirei desenvolver um método que cubra um município por completo, mas se for possível, essa é a intenção. A princípio, o principal método de pesquisa a ser utilizado deve ser o de contagens volumétricas nas vias, mas ainda preciso estudar mais outros métodos e modelos para definir melhor. Realmente, o método de pesquisa domiciliar (que é usado na maioria das pesquisas brasileiras) é muito falho.
 
Agradeço quem já tiver estudado algo sobre o assunto e possa recomendar bibliografia, ou queira debater mais por aqui.
 
Abs



Em 15 de junho de 2014 20:47, 'André Geraldo Soares 'y' via Associados da UCB <ucb-associados@googlegroups.com> escreveu:

Sobre a frota, escrevi em certo lugar:
"Não há consenso sobre a estimativa da frota de bicicletas nacional. A ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, em artigo de 2012, informa ser de 70 milhões. Entretanto, a ABRADIBI - Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios afirma que em 2011 ela era de 80 milhões."
 
 
A pesquisa do Ipea referida pelo Zé, cuja tabela está extraída abaixo, creio, é esta aqui: http://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/SIPS/110124_sips_mobilidade.pdf
  
Apesar das pesquisas OD serem falhas, acho que deveríamos avançar na cientificidade de uma metodologia de contagem volumétrica para que ela pudesse revelar o percentual de deslocamentos de toda uma cidade, e não apenas em pontos isolados.
 
Aqui, em dois pontos de ligação entre Baleneário Camboriú e Camboriú, contamos durante 13 horas tudo o que passou na nossa frente.
 
Em um dos pontos, considerados apenas os meios de transporte individuais de pessoas (portanto excluídos ônibus, microônibus, vans, caminhões, caminhonetes e furgões etc.), chegamos a 5,36% de biciletas em um ponto e 9,85% de bicicletas em outro ponto
 
Modalidades individuais - Quantidade e percentual - Av. SC
Modalidade Quantidade Percentual
Para B. Camboriú Para Camboriú Total Para B. Camboriú Para Camboriú Total
Carro e moto (motorizada indiv.) 16.065 13.786 29.851 50,93 43,71 94,64
Bicicleta (ativa individual) 829 863 1.692 2,63 2,74 5,36
Total 16.894 14.649 31.543 53,56 46,44 100,00
 
Modalidades individuais - Quantidade e percentual - Ponte do Barranco
Modalidade Quantidade Percentual
Para B. Camboriú Para Camboriú Total Para B. Camboriú Para Camboriú Total
Carro e moto (motorizada indiv.) 4.610 5.348 9.958 41,73 48,42 90,15
Bicicleta (ativa individual) 570 518 1.088 5,16 4,69 9,85
Total 5.180 5.866 11.046 46,89 53,11 100,00
 
 
abraço,
 
andré soares
 
==============================================================
 
----- Original Message -----
From: Ze Lobo
Sent: Sunday, June 15, 2014 9:27 AM
Subject: RES: [UCB-ASS] quantos ciclista BR
 
Certa vez comparamos os dados e uma contagem pontual de ciclistas  em uma esquina de Copacabana, com os dados de motorizados para a mesma esquina da CET Rio.
A divisão modal no pico do final da tarde foi de 12% de bicicletas :-)

Ah! Contamos nesta esquina em 12 horas, a mesma quantidade de ciclistas que a pesquisa OD diz ter no bairro de Copacabana inteiro em 24hs.

Abs

De: ucb-associados@googlegroups.com [mailto:ucb-associados@googlegroups.com] Em nome de Antonio Miranda
Enviada em: sábado, 14 de junho de 2014 22:05
Para: ucb-associados@googlegroups.com
Assunto: Re: [UCB-ASS] quantos ciclista BR

Zé e Arturo,

Caramba Zé, não acredite nos dados do Ministério das Cidades, também não no IPEA.
De onde tiraram estes dados? Não existe RENAVAM de bicicleta. Tampouco existem
pesquisas regulares nas cidades. Sabemos apenas que em São Paulo, através do metro,
realiza pesquisas a cada 10 anos, sempre nos anos terminados em 7. Portanto, a próxima
seria em 2017.

Nós aqui em Curitiba nos pautamos por uma pesquisa em 80 pontos da cidade,
onde ocorreu contagem volumétrica classificada e entrevista com ciclistas.
Isto foi em 2009. E nela pudemos avaliar que no município de Curitiba as bicicletas
representavam 1,9% da mobilidade. Hoje, devido a algumas medidas que estamos
implantando, acreditamos que este número esteja próximo de 2,3%. Mas isto é chute.
Puro achismo. O fato é que há grande possibilidade de no segundo semestre por
aqui ser contratada, pela primeira vez na cidade, uma pesquisa de O/D geral.
Aí sim saberemos qual o percentual da bicicleta na repartição modal do município.

Apenas para conhecimento de vocês, a capital com a maior mobilidade por bicicleta
é Teresina, que em O/D do ano de 2007, tinha 12,7% das viagens realizadas
por bicicleta. Não conheço outra grande cidade que se aproxime deste percentual. E
este é um dado official, de fato baseado em pesquisa.

Deixo meu abraço aos dois.
miranda 


Em 13 de junho de 2014 14:07, Arturo Alcorta <arturoalcorta@uol.com.br> escreveu:
Zé, meu caríssimo

Com vai este surfista velho? (Eu nem surfista sou, vergonhosamente. Que inveja!) Você ainda sabe o que é mar?

É brincadeira! Estamos acostumados. Agradeço

saudades
abraço
Arturo

De: Ze Lobo
Data: sexta-feira, 13 de junho de 2014 15:55
Assunto: RES: [UCB-ASS] quantos ciclista BR

Segundo quem ? ;-)

Os dados que tenho variam de 3,5% Min. Cid  a 7% IPEA.

Abs

De: ucb-associados@googlegroups.com [mailto:ucb-associados@googlegroups.com] Em nome de Arturo Alcorta
Enviada em: sexta-feira, 13 de junho de 2014 15:38
Para: ucb-associados@googlegroups.com
Assunto: [UCB-ASS] quantos ciclista BR

boas

Tem alguém que consiga me dizer qual é o percentual de modal da bicicleta no Brasil hoje?

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br
--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/E0A84BF9760D4D118697BEC11E105B57%40ArturoAlcorta.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/002501cf8739%24105d4f70%243117ee50%24%40ta.org.br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/CAPNS1FoT0Ft69KCOR6Mnnh3YLU-DKY2AgayaGKWkxh7LyLb7sA%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/000301cf8895%241d31c7a0%24579556e0%24%40ta.org.br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/8797147AE0E140F9A636D8A7D5CC2680%40MFX.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
 

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/CABRQpAfc1pmxqPPYpY0oXxRON1Ad7X7xD%3DR61f5yUp9pkwUfdQ%40mail.gmail.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
 

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/CAPNS1Fq8CauAyEs-hBSZnUdcdsC7ufMjuxc15d7B1uMpTRav1g%40mail.gmail.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
 

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA", que lhe enviará apenas uma mensagem por dia (solicite a alteração escrevendo para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com). O Associado que SAIR deste grupo poderá ser excluído também do CADASTRO DE ASSOCIADOS da UCB (mais informações em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associados+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ucb-associados@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ucb-associados.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/CABRQpAfH65J_Ln%3DisxD4%2BoomjqmaLqJFVv4MWb3QO8dRC5bTLQ%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

domingo, 1 de junho de 2014

bicicletas no Correio do Brasil


Quem lê este blog sabe que não divulgamos nomes e endereços de quem nos escreve. Neste caso o faço, mesmo sem a autorização dos envolvidos, por que espero que alguém consiga esclarecer a história da bicicleta no Correio do Brasil. Infelizmente, como é de triste hábito no Brasil, documentos são perdidos e com eles nossa história. "Povo sem história é povo sem futuro"; já li e ouvi várias vezes esta frase, uma grande verdade. 
____________________________________________
Carlos. Pergunta difícil de responder, pois nem os Correios sabem quando isso aconteceu. Em 1992, época em que escrevia para a Revista Bicisport; fiz uma pesquisa para escrever a matéria "A Bicicleta e a Filatelia" e não consegui encontrar nenhuma referência comprovada de quando isso aconteceu. O fato é que temos no MuBi um "triciclo-baú" dos Correios de 1960; além de uma Bicicleta Monark aro 26, modelo masculino de 1980. Desse mesmo período, existe uma série de selos denominada "Veículos Postais Brasileiros", composta por carro, moto e bicicleta. Fico a disposição. Sds.

Valter F. Bustos
Jornalista; Coordenador do Museu da Bicicleta (MUBI), Vice-Presidente da Associação Bicicletas Antigas de Joinville (ABAJO),
e Bike-Jornalista em Joinville/SC. (047) 9984-0963




From: arturoalcorta@uol.com.br
To: carlosfranca90@hotmail.com
CC: val.bustos@hotmail.com
Subject: Escola de Bicicleta - Carlos - Brasília - história bicicleta Correios
Date: Thu, 29 May 2014 11:23:02 -0300

Carlos
bom dia
 
Tenho quase certeza que com o surgimento da bicicleta de segurança lá por 1869, (a bicicleta com desenho e duas rodas de tamanho igual as que temos hoje) os correios europeus e americanos passam a usa-la para entregas. Tenho um vaga lembrança de ter visto uma imagem de um entregador de correio pedalando um biciclo, (bicicletas de roda grande na frente) portanto antes de 1865.
Aqui no Brasil não sei dizer. Estou copiando sua mensagem para Valter Busto, responsável pelo Museu da Bicicleta de Joinville, que talvez tenha a resposta. O que posso imaginar é que Dom Pedro II foi educado na Europa, teve contato com a revolução da bicicleta que lá aconteceu, mui provavelmente viu entregas de correio por bicicleta, e, creio eu, existe uma boa possibilidade que tenha pensado na questão para Brasil, principalmente Rio de Janeiro, cidade litorânea e plana. Mas vamos ver o que Valter diz
 
Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

-----------------------------------------------------------------
Nome: CARLOS FRANÇA
Idade: 43
Altura: 1,78
Cidade: BRASILIA
UF: DF
replyto: carlosfranca90@hotmail.com
soube: google
Mensagem: Boa tarde, teria alguma pista de quando começou a ser usada a bicicleta para entrega de correspondencia pelos Correios e telgrafos, preciso dessa informação para um trabalho academico na faculdade. Grato!
-----------------------------------------------------------------

(bicicleta) No meio da sala - decoração

Recomendo a leitura da matéria do Caderno 'casa / interiores', do O Estado de São Paulo, publicado hoje, 1 de Junho de 2014. 
http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/casa-decoracao,no-meio-da-sala,1501418 
Bicicletas podem ser um ótimo elemento decorativo, mesmo as bicicletas de uso diário. É necessário lembrar que algumas vezes a bicicleta vai entrar em casa suja ou molhada. É recomendável também lembrar quem vai manusear a bicicleta, se uma criança, uma mulher ou um idoso, e qual a frequência de uso, para então definir onde e como se coloca os ganchos ou suportes. 
Não deixe de pensar em furto

preço de Peugeot 10

Me ofereceram uma Peugeot 10, das primeiras, toda restaurada, pintura nova, por R$ 2.000,00. Tá cara? Agradeço uma orientação
BB
------------------------------------------------------------
BB
Desde que o mercado descobriu que bicicletas raras e antigas tinham muitos interessados e compradores os preços ficaram completamente loucos. Pior ainda agora que as '10', Caloi, Monark e Peugeot, entraram na moda ai virou hospício. Os preços estão muito altos, alguns absurdos. Pior, vende. Sempre aparece um maluco e paga. 
Brasileiro não está educado para saber o valor real das coisas, principalmente quando se trata de peças raras, difíceis, especiais ou arte. Nos Estados Unidos é possível encontrar o Livro Azul das Bicicletas, Bicycle Blue Book, http://www.bicyclebluebook.com/, que dá parâmetros para a compra e venda de bicicletas, peças e acessórios raros. Quando você vê os preços praticados lá, um país rico, e aqui, se dá conta do tamanho da loucura que estamos vivendo.

Sobre a Peugeot 10: 
Você quer uma bicicleta de coleção ou uma bicicleta dita restaurada? Mudaram a cor original? Conseguiram os adesivos originais (duvido)? Fizeram o filetado? E as peças, são todas originais? O fato é que quanto mais original estive a bicicleta, mais valiosa. 
Há duas linhas de restauração: uma que preserva o máximo do original, com todas as marcas do tempo, da vida, do uso, que é a forma europeia de restaurar; e a americana que restaura tudo de forma que fique mais próximo possível do momento que saiu da fábrica, ou seja, quase zero. Como exemplo: até os anos 80 a pintura não tinha o brilho que tem hoje. Fusca, Brasília, Chevete, Corsel, Opala e todos estes saíam de fábrica com uma pintura de pouco de pouco brilho. 
Eu prefiro a preservação da bicicleta com as marcas da vida. 
Não sei como está a bicicleta que você cita, mas se tiver pintura nova, peças novas, cromeação, pneus, câmaras, fita de guidão, selim... ai pode chegar ao preço citado.