quarta-feira, 16 de abril de 2014

projeto cicloviário de cruzamentos

http://vimeo.com/86721046
Este link da Vimeo mostra a forma correta de como se deve fazer o projeto de esquinas. O discurso é um pouco americano demais, exagerado, mas as soluções apresentadas são corretas. Vale a pena ver, mesmo que não se entenda inglês.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

elétricas parisienses

É grande a quantidade de bicicletas elétricas circulando por Paris, até por que houve estímulo oficial para a compra delas (pelo que me disse a proprietária da Giant, uns 20% no preço final). Mas não só bicicletas, scooters, carros e até ônibus híbridos, alguns bem interessantes. Os carros comunitários elétricos deram certo e estão por todos lados. Vez em quando há um carro não comunitário plugado nas bases dos carros comunitários. É cada vez maior o número e a variedade de carros híbridos, a maioria pequenos. Nâo dá para ouvir a aproximação deles e isto chega a ser um perigo.
Mas o mais interessante mesmo são as bicicletas elétricas por que agora começam a ficar mais leves, em todos sentidos, do peso ao desenho. A que mais me chamou atenção foi uma Giant feminina com motorização Bosh (!) discretamente posicionada no movimento central. Como mostram as fotos, de um lado praticamente não dá para perceber que é elétrica.
A outra que chamou atenção, mas que não vi circulando pelas ruas, é a Smart com seu desenho especial colocada no meio da grande vitrine e na frente de um pequeno carro Smart elétrico. A bicicleta é o ponto central da loja. Bingo!